ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOA COM SURDEZ NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v7i1.11494Resumo
Com a inserção da pessoa com surdez nas escolas regulares houve uma crescente preocupação em proporcionar uma aprendizagem efetiva a esta clientela. A Tecnologia Assistiva (TA) contribui para eliminar barreiras educacionais, proporcionando ao aluno com surdez condições necessárias a aprendizagem. Nesse sentido, este estudo buscou realizar um monitoramento tecnológico para avaliar o panorama mundial da proteção de processos e produtos relacionados TA, investigando os documentos de patentes depositados por país de origem, a evolução anual de depósito, o tipo de instituição que protegem bem como as principais empresas envolvidas no desenvolvimento destas Tecnologias no mundo. Notou-se que grande parte dessa tecnologia está nos EUA, seguido da China. No Brasil não há nenhum depósito no período estudado. Não há concentração de grandes empresas no desenvolvimento destas tecnologias, 10% dos depósitos é de inventores individuais e a presença de universidades envolvidas no processo de desenvolvimento da TA também é tímida.Downloads
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Publicado
2014-07-03
Como Citar
Santos, S. de A., Moreira, J. de J. da S., Dall’Agnol, R. P., Pires, E. A., & Brito, L. B. (2014). ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOA COM SURDEZ NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Cadernos De Prospecção, 7(1), 12. https://doi.org/10.9771/cp.v7i1.11494
Edição
Seção
Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos
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