ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOA COM SURDEZ NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Sandra de Andrade Santos UFS
  • Jane de Jesus da S. Moreira UFS
  • Rogéria Prado Dall'Agnol UFS
  • Edilson Araújo Pires UFS
  • Leidiane Bispo Brito UFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v7i1.11494

Resumo

Com a inserção da pessoa com surdez nas escolas regulares houve uma crescente preocupação em proporcionar uma aprendizagem efetiva a esta clientela. A Tecnologia Assistiva (TA) contribui para eliminar barreiras educacionais, proporcionando ao aluno com surdez condições necessárias a aprendizagem. Nesse sentido, este estudo buscou realizar um monitoramento tecnológico para avaliar o panorama mundial da proteção de processos e produtos relacionados TA, investigando os documentos de patentes depositados por país de origem, a evolução anual de depósito, o tipo de instituição que protegem bem como as principais empresas envolvidas no desenvolvimento destas Tecnologias no mundo. Notou-se que grande parte dessa tecnologia está nos EUA, seguido da China. No Brasil não há nenhum depósito no período estudado. Não há concentração de grandes empresas no desenvolvimento destas tecnologias, 10% dos depósitos é de inventores individuais e a presença de universidades envolvidas no processo de desenvolvimento da TA também é tímida.

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Biografia do Autor

Sandra de Andrade Santos, UFS

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Santos, S. de A., Moreira, J. de J. da S., Dall’Agnol, R. P., Pires, E. A., & Brito, L. B. (2014). ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOA COM SURDEZ NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Cadernos De Prospecção, 7(1), 12. https://doi.org/10.9771/cp.v7i1.11494

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos