ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Autores

  • Denys Eduardo Biaggi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Gilberto José da Cunha Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Fatec-MC
  • Luciana Aparecida Ferrarezi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Nilson Carlos Duarte da Silva Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Oswaldo Massambani Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.025

Resumo

Motivado pela política de inovação sendo implantada pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza – o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma abordagem metodológica da Prospecção Tecnológica, objetivando evidenciar a importância e difundir a informação tecnológica existente nas bases mundiais de patentes para fins educacionais e formativos dos estudantes do ensino técnico e tecnológico. O foco dessa abordagem é estabelecer uma temática tecnológica especificando uma tecnologia, para a qual é investigada a distribuição de patentes por empresa, tecnologias correlatas, seus mercados, inventores e tendências a ela associadas. Exemplificando, apresenta-se essa sistemática tendo como referência o tema “Pneus com Baixa Resistência ao Rolamento”, por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideração pelas montadoras de veículos automotivos e pelos fabricantes de pneus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Biaggi, D. E., Cunha, G. J. da, Ferrarezi, L. A., Silva, N. C. D. da, & Massambani, O. (2014). ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Cadernos De Prospecção, 7(2), 237. https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.025

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos