ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.025Resumo
Motivado pela política de inovação sendo implantada pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza – o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma abordagem metodológica da Prospecção Tecnológica, objetivando evidenciar a importância e difundir a informação tecnológica existente nas bases mundiais de patentes para fins educacionais e formativos dos estudantes do ensino técnico e tecnológico. O foco dessa abordagem é estabelecer uma temática tecnológica especificando uma tecnologia, para a qual é investigada a distribuição de patentes por empresa, tecnologias correlatas, seus mercados, inventores e tendências a ela associadas. Exemplificando, apresenta-se essa sistemática tendo como referência o tema “Pneus com Baixa Resistência ao Rolamento”, por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideração pelas montadoras de veículos automotivos e pelos fabricantes de pneus.Downloads
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Publicado
2014-06-30
Como Citar
Biaggi, D. E., Cunha, G. J. da, Ferrarezi, L. A., Silva, N. C. D. da, & Massambani, O. (2014). ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Cadernos De Prospecção, 7(2), 237. https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.025
Edição
Seção
Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos
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