Inter-relações entre o lúdico e o narrativo em uma experiencia geolocalizada com dinâmica de jogo
Resumo
Este artigo avalia a possibilidade de uma diálogo entre a aparente e controversa interrelação ou conflito entre ludologia versus narratologia. Descreve os aspectos lúdicos, artísticos e estéticos presentes em Chronica Mobilis, uma obra que explora as possibilidades de criação de narrativas geolocalizadas com dinâmica dos jogos, a partir do uso de dispositivos móveis e tecnologias de geolocalização. O estudo de caso desse, que podería ser também considerado como um jogo pervasivo ou jogo móvel locativo, permite avaliar quais seriam os possíveis obstáculos e desafios para a criação de experiências lúdicas que dialogam com o espaço urbano.
Downloads
Referências
Aarseth, Espen. "Genre trouble." Electronic book review 3 (2004).
Andrade, Luiz Adolfo de Paiva. "Jogos locativos." (2016).
Debord, Guy. "Theory of the Derive', Internationale Situationist# 2." Knabb, Ken. Situationist International Anthology (1958).
Csikszentmihalyi, Mihaly. "Flow: The psychology of optimal performance." NY: Cambridge UniversityPress (1990).
Jenkins, Henry. "Game design as narrative." Computer 44 (2004): 53.
Juul, Jesper. "Games telling stories? A brief note on games and narratives." Game studies 1.1 (2001): 40-62.
Lehmann, L. A. "Location-based Mobile Games." (2012).
Lemos, André. "Jogos móveis locativos: Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa." Revista USP 86 (2010): 54-65.
Murray, Janet H. "Hamlet ofthe Holodeck-Thefuture ofnarrative in cyberspace." (1997).
Neitzel, Britta. "Narrativity in computer games." Handbook of computer game studies (2005): 227-245.
Overbeeke, C. J., et al. "Funology: From Usability to Enjoyment." Let’s Make Things Engaging (2003): 7-17.
Pérez Latorre, Óliver. "Análisis de la significación del videojuego. Fundamentos teóricos del juego, el mundo narrativo y la enunciación interactiva como perspectivas de estudio del discurso." (2010).
Ryan, Marie-Laure. Avatars of story. U of Minnesota Press, 2006.
Salen, Katie, and Eric Zimmerman. Rules of play: Game design fundamentals. MIT press, 2004.