Inter-relações entre o lúdico e o narrativo em uma experiencia geolocalizada com dinâmica de jogo

Authors

  • Vanessa Sonia Santos Universitat Pompeu Fabra

Abstract

Este artigo avalia a possibilidade de uma diálogo entre a aparente e controversa interrelação ou conflito entre ludologia versus narratologia. Descreve os aspectos lúdicos, artísticos e estéticos presentes em Chronica Mobilis, uma obra que explora as possibilidades de criação de narrativas geolocalizadas com dinâmica dos jogos, a partir do uso de dispositivos móveis e tecnologias de geolocalização. O estudo de caso desse, que podería ser também considerado como um jogo pervasivo ou jogo móvel locativo, permite avaliar quais seriam os possíveis obstáculos e desafios para a criação de experiências lúdicas que dialogam com o espaço urbano.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Sonia Santos, Universitat Pompeu Fabra

Comunicação

Artes

Humanidades

Ciencia da Coputação

References

Aarseth, Espen. "Genre trouble." Electronic book review 3 (2004).

Andrade, Luiz Adolfo de Paiva. "Jogos locativos." (2016).

Debord, Guy. "Theory of the Derive', Internationale Situationist# 2." Knabb, Ken. Situationist International Anthology (1958).

Csikszentmihalyi, Mihaly. "Flow: The psychology of optimal performance." NY: Cambridge UniversityPress (1990).

Jenkins, Henry. "Game design as narrative." Computer 44 (2004): 53.

Juul, Jesper. "Games telling stories? A brief note on games and narratives." Game studies 1.1 (2001): 40-62.

Lehmann, L. A. "Location-based Mobile Games." (2012).

Lemos, André. "Jogos móveis locativos: Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa." Revista USP 86 (2010): 54-65.

Murray, Janet H. "Hamlet ofthe Holodeck-Thefuture ofnarrative in cyberspace." (1997).

Neitzel, Britta. "Narrativity in computer games." Handbook of computer game studies (2005): 227-245.

Overbeeke, C. J., et al. "Funology: From Usability to Enjoyment." Let’s Make Things Engaging (2003): 7-17.

Pérez Latorre, Óliver. "Análisis de la significación del videojuego. Fundamentos teóricos del juego, el mundo narrativo y la enunciación interactiva como perspectivas de estudio del discurso." (2010).

Ryan, Marie-Laure. Avatars of story. U of Minnesota Press, 2006.

Salen, Katie, and Eric Zimmerman. Rules of play: Game design fundamentals. MIT press, 2004.

Published

2017-08-09

Issue

Section

Artigos