El Padre José Maurício Nunes Garcia y los “inventores del Brasil”: una perspectiva sobre el negro de los años 1930 y el Nacionalismo en el Arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.36342

Palabras clave:

Padre José Maurício, inventores del Brasil, perspectiva de los años 1930, nacionalismo

Resumen

La visión que comenzó a ser esbozada en la década de 1930, aquella que concierne a la formación de los conceptos de Nación y Patria, impulsionados en la era de Vargas, son imprescindibles para la extructuración del pais como polo industrial de América Latina y vino embasada por revisionistas que, posteriormente, fueron conocidos como los “inventores del Brasil.” Delinearon un modo de pensar el Nacionalismo, e reescribieron la Historia del Brasil desde una nueva perspectiva con estúdios sobre la formación racial, cultural y social del país.
Este artículo se propone traer a la luz aspectos sociales y antropológicos que perpasan la biografia y la obra del Padre José Maurício Nunes Garcia. Para delinear un pasado glorioso, eligieron algunas figuras importantes de la formación de la Historia de la Música en Brasil. Para tal utilizaron como símbolo de la Música Colonial al Padre José Maurício. Sin embargo,  habria sido proposital el ‘blanqueamiento’ histórico por el que pasó?

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Biografía del autor/a

Pedro Razzante Vaccari, Unesp, Instituto de Artes/Doutorado em Música

Doutorando em Música pela Unesp. Foi bolsista pibic cnpq do Instituto de Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas:  música brasileira erudita , canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance.
Bacharel em Música, com habilitação em Canto pela Unesp, sob orientação da Prof. Dra. Martha Herr, foi bolsista do PIBIC Cnpq, tendo sua bolsa renovada por duas vezes, sob a orientação do Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira, e apresentado trabalhos nos Congressos da Unesp em 2005, 2006 e 2007.
Aprovado em Concurso no Teatro Municipal de São Paulo em primeiro lugar, desde dezembro de 2007 integra o Coral Paulistano desse Teatro. Junto a esse coral realizou diversos solos
Foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão, onde teve aulas com o tenor Fernardo Portari durante todo o mês de julho de 2007, e onde teve a oportunidade de cantar em Master Class para a soprano neozelandesa Dame Kiri te Kanawa.
Teve aulas de canto em Stuttgart (Alemanha), com a Prof. Dra. Ulrike Sonntag, e em Buenos Aires (Argentina) com a professora e cantora Irene Burt. Em 2012 gravou CD com canções de Ronaldo Miranda, com o pianista Eder Pessoa, sob a supervisão do próprio compositor. Apresentou o mesmo programa em recital no Programa Músicas que elevam, na Boa Vontade TV.
Foi banca do Congresso de Iniciação Científica da Unesp 2012.
Seu Mestrado foi em Etnomusicologia da Performance, na Unesp, sobre o canto do coco de embolada nordestino e sua influência social e cultural na contemporaneidade.
Também poeta, teve publicados poemas pela Editora Chiado, de Lisboa, e Vivara, brasileira, em 6 antologias. Seu artigo "Padre José Maurício Nunes Garcia e o Mulatismo Musical: Embranquecimento histórico?", publicado pela Revista Música da Universidade de São Paulo em agosto de 2018 é o mais importante e completo de sua pesquisa de doutoramento.
Publicou, ainda, na Revista de Etnomusicologia da Turquia em conjunto com sua orientadora, Dorotéa Kerr e na Revista Orfeu da UDESC.Participou do V Simpósio Villa-Lobos, do Eitam da UNICAMP e foi membro da Comissão Organizadora da Jornada Unesp PPG IA UNESP edição internacional 2019, apresentando trabalhos em todos esses eventos.
Estudou em Frankfurt, Alemanha (2015), com Gerd Türk, em Milão, Itália (2016) com Nicola Pamio, em Nova Iorque, EUA, com Marko Lampas (2018) e em Berlim, Alemanha, com Birgit Wagner (2019).

Publicado

2020-07-31

Número

Sección

Artículos