Father José Maurício Nunes Garcia and the “Brazil´s Inventors”: A Perspective about the Negro in the 1930s and the Nationalism in Art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i1.36342

Keywords:

Father José Maurício, Brazil´s inventors, 1930s Perspective, Nationalism.

Abstract

The perspective that began to be drawn in the 1930s, concerning the conceptual construction of the nation and country, built during the Vargas Era, fundamental for Brazil as Latin America industrial leader, was embased by revisionists, that became known as “Brazil Inventors”. They have designed a way of thinking the Nationalism, and wrote the Brazil´s History from a new survey, with studies concerning race, culture and society of the country.  This paper proposes to bring up social and anthropological aspects that shaped the biography and work of Father José Maurício Nunes Garcia. For structuring a glorious Past, it was elected some important figures of the Brazil´s History of Music. For that it was used as the Colonial Music Symbol the Father José Maurício. However, was it purposeful his historical whitening?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Razzante Vaccari, Unesp, Instituto de Artes/Doutorado em Música

Doutorando em Música pela Unesp. Foi bolsista pibic cnpq do Instituto de Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas:  música brasileira erudita , canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance.
Bacharel em Música, com habilitação em Canto pela Unesp, sob orientação da Prof. Dra. Martha Herr, foi bolsista do PIBIC Cnpq, tendo sua bolsa renovada por duas vezes, sob a orientação do Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira, e apresentado trabalhos nos Congressos da Unesp em 2005, 2006 e 2007.
Aprovado em Concurso no Teatro Municipal de São Paulo em primeiro lugar, desde dezembro de 2007 integra o Coral Paulistano desse Teatro. Junto a esse coral realizou diversos solos
Foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão, onde teve aulas com o tenor Fernardo Portari durante todo o mês de julho de 2007, e onde teve a oportunidade de cantar em Master Class para a soprano neozelandesa Dame Kiri te Kanawa.
Teve aulas de canto em Stuttgart (Alemanha), com a Prof. Dra. Ulrike Sonntag, e em Buenos Aires (Argentina) com a professora e cantora Irene Burt. Em 2012 gravou CD com canções de Ronaldo Miranda, com o pianista Eder Pessoa, sob a supervisão do próprio compositor. Apresentou o mesmo programa em recital no Programa Músicas que elevam, na Boa Vontade TV.
Foi banca do Congresso de Iniciação Científica da Unesp 2012.
Seu Mestrado foi em Etnomusicologia da Performance, na Unesp, sobre o canto do coco de embolada nordestino e sua influência social e cultural na contemporaneidade.
Também poeta, teve publicados poemas pela Editora Chiado, de Lisboa, e Vivara, brasileira, em 6 antologias. Seu artigo "Padre José Maurício Nunes Garcia e o Mulatismo Musical: Embranquecimento histórico?", publicado pela Revista Música da Universidade de São Paulo em agosto de 2018 é o mais importante e completo de sua pesquisa de doutoramento.
Publicou, ainda, na Revista de Etnomusicologia da Turquia em conjunto com sua orientadora, Dorotéa Kerr e na Revista Orfeu da UDESC.Participou do V Simpósio Villa-Lobos, do Eitam da UNICAMP e foi membro da Comissão Organizadora da Jornada Unesp PPG IA UNESP edição internacional 2019, apresentando trabalhos em todos esses eventos.
Estudou em Frankfurt, Alemanha (2015), com Gerd Türk, em Milão, Itália (2016) com Nicola Pamio, em Nova Iorque, EUA, com Marko Lampas (2018) e em Berlim, Alemanha, com Birgit Wagner (2019).

Published

2020-07-31

Issue

Section

Articles