Definição das áreas de perigo de inundação do rio Vacacaí no município de São Gabriel, RS
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.9962Palavras-chave:
São Gabriel, Inundações, PerigoResumo
A importância de estudos e mapeamentos relacionados às inundações é observada pelo expressivo aumento das pesquisas nas últimas décadas. O município de São Gabriel, no Estado do Rio Grande do Sul, possui mais de 80% de sua população na área urbana. Parte desta população se localiza no entorno do Rio Vacacaí e tem sido afetada seguidamente por inundações. Este estudo teve por objetivo o mapeamento das áreas com suscetibilidade e perigo de inundação na área urbana de São Gabriel. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento e o processamento de imagens de satélite e dados topográficos que permitiram a análise e a síntese dos mapas e informações derivadas. A partir da análise de um recorte temporal de trinta anos verificou-se que em dezesseis anos há registros de inundações. No total destes dezesseis anos de eventos foram registrados trinta e dois casos em que a população foi afetada com inundações. A área total de suscetibilidade é 3,57 Km², representando 7,75% de toda a área urbana. As áreas de perigo cobrem 0,62 Km², representando 17,36% da suscetibilidade e 1,34% da área urbana do município. Este mapeamento representa uma importante ferramenta para subsidiar a prevenção e a redução de desastres naturais associados às inundações na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).