(Re)significação e (re)invenção cultural quilombola: as espacialidades afro-brasileiras do Conjunto da Marujada e do Grupo Curiango no Vale do Jequitinhonha/MG

Autores

  • Raphael Fernando Diniz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Gisele Oliveira Miné Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Aparecida dos Santos Tubaldini Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.9954

Palavras-chave:

Quilombos, (Re)significação e (Re)invenção cultural, Conjunto da Marujada, Grupo Curiango, Vale do Jequitinhonha/MG

Resumo

O ano de 1988 representou um importante marco histórico para as comunidades afro-brasileiras, quando, pela primeira vez, lhes foram reconhecidos os direitos constitucionais às suas terras e à valorização de suas práticas culturais. Desde então, diversas comunidades se reorganizaram internamente e se articularam externamente a fim de resgatar e revitalizar as celebrações, festividades e tradições herdadas de seus antepassados. Neste contexto, o presente trabalho busca refletir sobre os processos de (re)significação e (re)invenção cultural nas comunidades quilombolas de Moça Santa, município de Chapada do Norte, e Quilombo, município de Minas Novas, Vale do Jequitinhonha/MG. O resgate e a valorização de danças, cantos e celebrações consideradas localmente como “tradicionais”, a exemplo do Grupo Curiango em Moça Santa, e do Conjunto da Marujada, em Quilombo, ganharam maior ímpeto a partir do reconhecimento destes territórios como remanescentes de quilombos, mobilizando jovens e adultos para a prática e divulgação de suas expressões culturais. Por meio de observações empíricas e de relatos obtidos em campo, percebe-se que os grupos Curiango e Marujada são importantes referências simbólico-culturais destes territórios, contribuindo para integração e coesão comunitária, para a afirmação de sua identidade afro-brasileira, e, em especial, para a legitimação de seu auto-reconhecimento como remanescentes de quilombos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Fernando Diniz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UMFG, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP Bolsista da FAPESP.

Gisele Oliveira Miné, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG (2012).

Maria Aparecida dos Santos Tubaldini, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Fernando Diniz, R., Miné, G. O., & Santos Tubaldini, M. A. dos. (2014). (Re)significação e (re)invenção cultural quilombola: as espacialidades afro-brasileiras do Conjunto da Marujada e do Grupo Curiango no Vale do Jequitinhonha/MG. GeoTextos, 10(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.9954

Edição

Seção

Artigos