As questões identitárias e as especificidades culturais da Bahia expressas na literatura e na musicalidade: um olhar geográfico
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.9332Palavras-chave:
Identidade cultural, Especificidades culturais, BaianidadeResumo
No presente trabalho, pretende-se analisar de que forma algumas obras literárias do escritor Jorge Amado e algumas músicas do cantor e compositor Dorival Caymmi expressam, de distintas formas, os diferentes lugares da Bahia, com especial ênfase em Salvador, sua capital. As peculiaridades culturais, aspectos da cotidianidade, visões de mundo e jeito de ser de baianos e baianas inspiraram obras literárias e músicas que difundem, para além do âmbito do território baiano, os elementos dessa “baianidade” que pode ser lida, percebida e analisada sob olhares diversos em outros estados ou países. Objetiva-se discutir como algumas obras literárias e musicais importantes desses autores expressaram e ainda expressam os elementos da afro-baianidade e aspectos identitários do povo baiano. Constatou-se que, tanto nos textos literários, quanto na musicalidade dos autores em análise, os lugares e contextos paisagísticos se destacam a partir de espaços culturais e de edificações simbólicas, de elevada visibilidade, como o Pelourinho, o centro histórico de Salvador e a Igreja do Bomfim, um importante templo religioso e devocional da capital baiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).