Território, políticas públicas e desenvolvimento rural no município de Caturité, PB
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.9285Palavras-chave:
Políticas públicas, Desenvolvimento Rural, Atividade PecuáriaResumo
Devido às condições ambientais do território Semiárido, a pecuária tem se constituído em uma das principais atividades econômicas e desempenha papel importante no sistema econômico regional. O município de Caturité-PB caracteriza-se pela predominância da pecuária bovina como principal atividade produtiva. Porém, nos últimos anos, essa atividade vem sendo ameaçada, devido à infestação da Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae) nas plantações de palma (Opuntia fícus indica Mill), principal alimento forrageiro para os rebanhos bovino e caprino. Como consequências da devastação da palma, vem ocorrendo a desarticulação produtiva e processos de desterritorialização, com consequente perda de identidade. Nesse sentido, objetiva-se, neste trabalho, analisar as políticas públicas que vêm sendo estabelecidas no município de Caturité pelos principais órgãos Municipais, Estaduais e Federais, na busca de reverter a atual situação e promover o desenvolvimento rural, bem como compreender como os produtores percebem e recebem as ações desses órgãos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de referenciais teóricos, focando os conceitos de território rural, políticas públicas e desenvolvimento; houve também a aplicação de questionários nos órgãos públicos, bem como junto aos produtores de duas comunidades rurais pesquisadas (Serraria e Malhada da Panela) objetivando estabelecer o seu perfil socioeconômico. Os resultados revelaram a importância da agropecuária para o desenvolvimento local, assim como a degradação socioambiental causada pela Cochonilha do Carmim. Verificou-se também a implementação de novas cultivares de palma, resistentes à praga, como possível encaminhamento para a minimização do problema, o que deverá ter uma resposta em médio prazo. Porém, constatou-se que as ações têm sido pontuais e não estão integradas em um projeto mais amplo de desenvolvimento, que venha a ser sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).