Transformações no solo e concentração de mercúrio em uma sequência de latossolos de platô na bacia do Rio Negro (AM): dinâmica natural ou intervenção antrópica?

Autores

  • Alisson Duarte Diniz
  • Guilherme Taitson Bueno
  • Nádia Regina do Nascimento
  • Emmanuel Fritsch
  • Cláudia Carvalhinho Windmöller

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.9107

Palavras-chave:

Pedogênese, Mercúrio, Latosol, Platô, Amazônia

Resumo

Um dos problemas ambientais conhecidos na Amazônia é a alta concentração de mercúrio (Hg) em algumas classes de solos, corpos hídricos e peixes. Estes problemas foram, por diversas vezes, atribuídos à mineração do ouro. No entanto, nas duas últimas décadas, quantidades elevadas de Hg também foram encontradas em regiões com mínima intervenção antrópica. Assim, o objetivo deste estudo foi associar o processo de concentração do Hg no solo a uma variação espacial da cobertura pedológica, em uma sequência de Latossolos de Platô que se transforma em direção a uma depressão com solos podzolizados. Objetivou-se, também, analisar a origem dessa concentração de Hg: se natural (pedogenética) ou resultado de atividades humanas. Pesquisas de campo e laboratório forneceram dados morfológicos, químicos, físicos e mineralógicos dos sítios estudados. O Hg foi quantificado na fração total do solo (HgT) e na fração inferior a 50μm, além de ser analisado por termodessorção. Os resultados demonstraram que à medida que os Latossolos empobrecem em elementos finos, o mercúrio concentra-se, gradualmente e predominantemente, nas frações inferiores a 50μm. Os dados de termodessorção eliminaram a possibilidade de contaminação mercúrica por garimpagem. Assim, o uso e o manejo incorreto desses solos poderão causar riscos à saúde das populações ribeirinhas amazônicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Duarte Diniz

Professor adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Guilherme Taitson Bueno

Professor do Curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia -
Tratamento da Informação Espacial - da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Nádia Regina do Nascimento

Professora do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN - UNESP, Rio Claro e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, Rio Claro.

Emmanuel Fritsch

Pesquisador do IRD - Institut de Recherche pour le Développement - Institut de Minéralogie et de Physique des Milieux Condensés (IMPMC).

Cláudia Carvalhinho Windmöller

Professora do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Duarte Diniz, A., Taitson Bueno, G., Nascimento, N. R. do, Fritsch, E., & Carvalhinho Windmöller, C. (2021). Transformações no solo e concentração de mercúrio em uma sequência de latossolos de platô na bacia do Rio Negro (AM): dinâmica natural ou intervenção antrópica?. GeoTextos, 9(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.9107

Edição

Seção

Artigos