Agrodieselespaço: selo combustível social e agricultura camponesa no Brasil

Autores

  • José Antonio Lobo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.9106

Palavras-chave:

Agricultura camponesa, Selo combustível social, Acumulação de capital, Renda da terra

Resumo

No contexto da produção nacional de novas fontes de energia a partir da biomassa, é importante investigar e debater os processos de implantação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil (PNPB) e suas relações socioprodutivas no espaço. Para tanto, buscamos analisar como o Selo Combustível Social formulado no âmbito do PNPB vem sendo articulado para fomentar e ordenar a criação de estreitos laços que buscam formar um novo conjunto de relações de produção entre setores do capital agroquímico-financeiro, o Estado e os camponeses. O Selo Combustível Social vem sendo colocado como instrumento de articulação no processo de construção de relações produtivas entre camponeses e indústrias produtoras de biodiesel, ou seja, agentes historicamente antagônicos no caminhar da produção do espaço. Essa emaranhada teia sociopolítica de relações envolve situações de subordinação da renda da terra camponesa ao interesses do capital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Lobo dos Santos

Professor Doutor junto ao Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (DGEO/IGEO/UFBA).

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Lobo dos Santos, J. A. (2021). Agrodieselespaço: selo combustível social e agricultura camponesa no Brasil. GeoTextos, 9(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.9106

Edição

Seção

Artigos