Repercussões ambientais no processo de apropriação social do espaço na Baía do Pontal no município de Ilhéus/BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.8919Palavras-chave:
Relação sociedade-natureza, Intervenções socioespaciais, Baía do PontalResumo
O presente estudo trata da temática da relação sociedade natureza, considerando as repercussões da apropriação do espaço no estuário da Baía do Pontal-Ilhéus/BA. O recorte temporal adotado foi da década de 70 do século XX até o ano de 2012. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, adotando, quando necessário, técnicas quantitativas. Os instrumentos de coleta constituíram-se de observação sistemática e entrevistas, além de pesquisa documental e bibliográfica. As análises efetuadas permitiram constatar que as intervenções socioespaciais na Baía do Pontal originam-se da construção do Porto de Ilhéus na porção norte, da degradação ambiental crescente das bacias dos rios tributários (rios Cachoeira, Santana e Itacanoeira) e do processo de ocupação do entorno da Baía. Essas pressões causaram alterações na dinâmica de circulação do estuário, levando-o a um estado de progradação de praia, intensificação no processo de assoreamento da baía, propensão à formação de mangues e comprometimento da qualidade da água, devido ao lançamento de esgotos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).