O centro histórico de Lima, Peru: novos usos da Rua Jirón de La Unión

Autores

  • Rita de Cássia Gregório de Andrade Pontificia Universidad Católica del Perú
  • Maria Simone Morais Soares

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8460

Palavras-chave:

Centro Histórico, Novos Usos, Recuperação

Resumo

A cidade de Lima foi fundada em 1535. Possui atualmente ao redor de 8.486.866 milhões de habitantes e apresenta problemas de organização espacial de grande complexidade, carecendo de distintos estudos para a compreensão desta realidade. O Centro Histórico de Lima é locus de políticas de gestão patrimonial desde a década de 1980. Nesse contexto, a Rua Jirón de la Unión, como a principal deste espaço urbano, merece ser analisada. Assim, o objetivo principal do estudo aqui exposto é analisar os novos usos da Rua Jirón de la Unión, no Centro Histórico de Lima. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: levantamento bibliográfico, cartográfico, fotográfico e documental bem como trabalho de campo, para o levantamento do uso do solo e a observação da paisagem. Constatou-se o uso predominantemente comercial da atual Rua Jirón de la Unión. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Gregório de Andrade, Pontificia Universidad Católica del Perú

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB, professora do Departamento de Humanidades, Pontificia Universidad Católica del Perú.

Maria Simone Morais Soares

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo /UFPB, professora do Centro Universitário de João Pessoa-PB (UNIPÊ).

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

Gregório de Andrade, R. de C., & Morais Soares, M. S. (2013). O centro histórico de Lima, Peru: novos usos da Rua Jirón de La Unión. GeoTextos, 9(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8460

Edição

Seção

Artigos