“Metamorfose do espaço habitado” em função de uma nova atividade econômica: a exploração de rochas ornamentais e a valorização do solo no município de Barra de São Francisco - Norte do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8446Palavras-chave:
Especulação Imobiliária, Rochas Ornamentais, MineraçãoResumo
O noroeste do estado do Espírito Santo tem vivenciado um “boom” econômico impulsionado pelas atividades mineradoras relacionadas à exploração de rochas ornamentais, sendo o granito o principal responsável por toda essa dinâmica. As terras da região, em particular as áreas urbanas do município de Barra de São Francisco, têm sido alvo de forte especulação imobiliária devido aos crescentes investimentos do setor de rochas ornamentais. Esse setor tem alterado a dinâmica da cidade francisquense, outrora baseada nas atividades agropecuárias, que tinham no café conilon o pilar de sua economia, assim como a (re)configuração espacial do município como um todo. A proposta do estudo apresentado consiste em apontar indícios e pistas para se pensar o crescimento das cidades de modo racional no uso e na ocupação dos espaços das áreas urbanas e limítrofes, com o gerenciamento planejado de políticas capazes de promoverem a participação dos atores envolvidos identificando-se os conflitos. Essas políticas devem ser compatíveis com as perspectivas envolvidas, procurando estimular atividades economicamente viáveis e que mantenham um ordenamento na apropriação da paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).