Proposições para o futuro, proposições ético-estéticas: sobre a espacialidade depreendida na exposição “2012: proposições sobre o futuro”
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8441Palavras-chave:
Espacialidade, Experiência, Geografia das representações, Exposição de arte “2012: proposições sobre o futuro”Resumo
Este artigo trata da reflexão sobre a espacialidade proposta pela exposição de arte “2012: proposições sobre o futuro”, ocorrida em Curitiba, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Constatou-se que a relação entre obra e visitante na perspectiva dessa “arte contemporânea” promove novas espacialidades, que simbolizam as que são criadas pelo sujeito da atualidade, mais autônomo na configuração de sua espacialidade, segundo Berdoulay e Entrikin. O olhar geográfico aqui proposto coaduna-se com a geografia voltada para as representações e resgata a noção de experiência proposta por Yi-Fu Tuan, pois, nas novas espacialidades desse novo sujeito, é ativada a percepção mais que seu conhecimento pré-adquirido. Assim, interessa-nos as representações daí advindas, como as obras artísticas, que são dependentes do diálogo e do ato responsivo de quem as “contempla”, para usarmos as expressões de Bakhtin, intelectual que também baseia nossa presente análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).