Proposições para o futuro, proposições ético-estéticas: sobre a espacialidade depreendida na exposição “2012: proposições sobre o futuro”

Autores

  • Sibele Paulino Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8441

Palavras-chave:

Espacialidade, Experiência, Geografia das representações, Exposição de arte “2012: proposições sobre o futuro”

Resumo

Este artigo trata da reflexão sobre a espacialidade proposta pela exposição de arte “2012: proposições sobre o futuro”, ocorrida em Curitiba, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Constatou-se que a relação entre obra e visitante na perspectiva dessa “arte contemporânea” promove novas espacialidades, que simbolizam as que são criadas pelo sujeito da atualidade, mais autônomo na configuração de sua espacialidade, segundo Berdoulay e Entrikin. O olhar geográfico aqui proposto coaduna-se com a geografia voltada para as representações e resgata a noção de experiência proposta por Yi-Fu Tuan, pois, nas novas espacialidades desse novo sujeito, é ativada a percepção mais que seu conhecimento pré-adquirido. Assim, interessa-nos as representações daí advindas, como as obras artísticas, que são dependentes do diálogo e do ato responsivo de quem as “contempla”, para usarmos as expressões de Bakhtin, intelectual que também baseia nossa presente análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibele Paulino, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná-UFPR.

Downloads

Publicado

2013-12-23

Como Citar

Paulino, S. (2013). Proposições para o futuro, proposições ético-estéticas: sobre a espacialidade depreendida na exposição “2012: proposições sobre o futuro”. GeoTextos, 9(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i2.8441

Edição

Seção

Ensaios