O lugar da cartografia no ensino de geografia: perspectivas a partir de um projeto de extensão

Autores

  • Erika do Carmo Cerqueira UFBA
  • Dária Maria Cardoso Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8354

Palavras-chave:

Cartografia escolar, Ensino da geografia, Alfabetização cartográfica

Resumo

Este trabalho visa discutir o lugar e/ou papel da cartografia no ensino da geografia. Para isso, traz resultados teóricos e práticos do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Popularização da cartografia e suas novas tecnologias na escola pública”, realizado no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães (Cajazeiras X, Salvador BA). Considera-se que a cartografia escolar, apesar dos avanços epistemológicos, vem passando por diversas dificuldades em sua implementação. Para analisar os entraves, potencialidades e exemplos de práxis pedagógicas, realizaram-se oficinas com foco nos conceitos da alfabetização cartográfica – visão vertical/horizontal, lateralidade, decodificação dos símbolos, proporcionalidade, representação bidimensional X tridimensional e uso de novas tecnologias. Defende-se que a alfabetização cartográfica pode ser utilizada como uma metodologia inovadora para a geografia escolar. Em paralelo, são discutidas as dificuldades encontradas em âmbito universitário e escolar. Por fim, dividem-se experiências exitosas, com mais de 400 alunos envolvidos diretamente, que utilizaram recursos técnico metodológicos a partir do espaço vivenciado e da abordagem construtivista, a saber: mapeamento do corpo humano, da sala de aula e construção de maquetes. Conclui-se que o tema possui muitos desafios, mas carece principalmente da ampliação deste debate para ultrapassar as barreiras dissociativas, colocando a cartografia como meio de comunicação da ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika do Carmo Cerqueira, UFBA

Professora do Departamento de Geografia (UFBA), Pesquisadora do Laboratório de Cartografia (Lacar-UFBA), do Grupo de Pesquisa: Cartografia aplicada a estudos ambientais e de ensino

Dária Maria Cardoso Nascimento

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFBA), Pesquisadora do Laboratório de Cartografia (Lacar-UFBA), do Grupo de Pesquisa: Cartografia aplicada a estudos ambientais e de ensino

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Carmo Cerqueira, E. do, & Cardoso Nascimento, D. M. (2013). O lugar da cartografia no ensino de geografia: perspectivas a partir de um projeto de extensão. GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8354

Edição

Seção

Perspectivas