O lugar da cartografia no ensino de geografia: perspectivas a partir de um projeto de extensão

Autores

  • Erika do Carmo Cerqueira UFBA
  • Dária Maria Cardoso Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8354

Palavras-chave:

Cartografia escolar, Ensino da geografia, Alfabetização cartográfica / Teaching of cartography, Teaching of geography, Cartographic literacy

Resumo

Este trabalho visa discutir o lugar e/ou papel da cartografia no ensino da geografia. Para isso, traz resultados teóricos e práticos do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Popularização da cartografia e suas novas tecnologias na escola pública”, realizado no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães (Cajazeiras X, Salvador BA). Considera-se que a cartografia escolar, apesar dos avanços epistemológicos, vem passando por diversas dificuldades em sua implementação. Para analisar os entraves, potencialidades e exemplos de práxis pedagógicas, realizaram-se oficinas com foco nos conceitos da alfabetização cartográfica – visão vertical/horizontal, lateralidade, decodificação dos símbolos, proporcionalidade, representação bidimensional X tridimensional e uso de novas tecnologias. Defende-se que a alfabetização cartográfica pode ser utilizada como uma metodologia inovadora para a geografia escolar. Em paralelo, são discutidas as dificuldades encontradas em âmbito universitário e escolar. Por fim, dividem-se experiências exitosas, com mais de 400 alunos envolvidos diretamente, que utilizaram recursos técnico metodológicos a partir do espaço vivenciado e da abordagem construtivista, a saber: mapeamento do corpo humano, da sala de aula e construção de maquetes. Conclui-se que o tema possui muitos desafios, mas carece principalmente da ampliação deste debate para ultrapassar as barreiras dissociativas, colocando a cartografia como meio de comunicação da ciência geográfica. Abstract THE ROLE OF CARTOGRAPHY IN THE TEACHING OF GEOGRAPHY: PERSPECTIVES FROM AN EXTENSION PROJECT This paper aims to discuss the role of cartography in the teaching of geography. In order to do so it brings theoretical and practical results of the research project and extension called “Popularization of cartography and its new technologies in public school,” held in the State School Dona Mora Guimarães (Cazajeiras X, Salvador- BA). It is considered that the teaching of cartography, despite the epistemological advances, has experienced several difficulties in its implementation. To analyze the barriers, potentialities, and examples of pedagogical practice, workshops were held focusing on the concepts of cartographic literacy - vision vertical/horizontal, laterality, decoding of symbols, proportionality, two-dimensional X three-dimensional representation and use of new technologies. It is advocated that cartographic literacy can be used as an innovative methodology for the teaching of geography in schools. In parallel, the difficulties found in a university and school context are discussed. Finally, successful experiences are shared with more than 400 students involved directly, who used technical and methodological resources, from where they live and constructivist approach, namely: mapping of the human body, of the classroom and building of models. It is concluded that the theme has many challenges, but lacks mainly the expansion of this debate to overcome the dissociative barriers, putting the cartography as means of communication of the geographical science.

Biografia do Autor

Erika do Carmo Cerqueira, UFBA

Professora do Departamento de Geografia (UFBA), Pesquisadora do Laboratório de Cartografia (Lacar-UFBA), do Grupo de Pesquisa: Cartografia aplicada a estudos ambientais e de ensino

Dária Maria Cardoso Nascimento

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFBA), Pesquisadora do Laboratório de Cartografia (Lacar-UFBA), do Grupo de Pesquisa: Cartografia aplicada a estudos ambientais e de ensino

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Carmo Cerqueira, E. do, & Cardoso Nascimento, D. M. (2013). O lugar da cartografia no ensino de geografia: perspectivas a partir de um projeto de extensão. GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8354

Edição

Seção

Perspectivas