Ilhéus, a terra da Gabriela cravo e canela: de espaço do cacau a espaço do turismo

Autores

  • Gilsélia Lemos Moreira UESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8352

Palavras-chave:

Produção, Reprodução, Transformações socioespacais, Cacau

Resumo

O trabalho em questão analisa as transformações socioespaciais da cidade de Ilhéus, a partir dos anos de 1990, período em que ocorreu uma grave crise no setor produtivo regional baseado na lavoura cacaueira e, coincidentemente, a valorização da atividade turística no Brasil, fator desencadeador de uma visível ressignificação do turismo em toda a região cacaueira. Como objetivo principal, pretende compreender os vários processos que levaram Ilhéus, cidade que surge subordinada ao campo, a passar da condição de espaço do cacau a espaço do turismo. Para alcançar esse objetivo, foram feitas entrevistas e pesquisas de natureza documental. Inicia-se o texto com uma digressão histórica sobre o processo de produção e reprodução socioespacial de Ilhéus, desde o século XVIII, quando chegaram a Ilhéus as primeiras mudas de cacau. Essa pesquisa revelou que diante da crise e das fracassadas tentativas de revitalizar a lavoura cacaueira, o turismo, atividade até então relegada a um segundo plano, passou a fazer parte da pauta de interesse da iniciativa privada e do poder público. Isso por força da necessidade de reerguer a economia regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilsélia Lemos Moreira, UESC

Professora do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Moreira, G. L. (2013). Ilhéus, a terra da Gabriela cravo e canela: de espaço do cacau a espaço do turismo. GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8352

Edição

Seção

Artigos