Ilhéus, a terra da Gabriela cravo e canela: de espaço do cacau a espaço do turismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.8352Palavras-chave:
Produção, Reprodução, Transformações socioespacais, CacauResumo
O trabalho em questão analisa as transformações socioespaciais da cidade de Ilhéus, a partir dos anos de 1990, período em que ocorreu uma grave crise no setor produtivo regional baseado na lavoura cacaueira e, coincidentemente, a valorização da atividade turística no Brasil, fator desencadeador de uma visível ressignificação do turismo em toda a região cacaueira. Como objetivo principal, pretende compreender os vários processos que levaram Ilhéus, cidade que surge subordinada ao campo, a passar da condição de espaço do cacau a espaço do turismo. Para alcançar esse objetivo, foram feitas entrevistas e pesquisas de natureza documental. Inicia-se o texto com uma digressão histórica sobre o processo de produção e reprodução socioespacial de Ilhéus, desde o século XVIII, quando chegaram a Ilhéus as primeiras mudas de cacau. Essa pesquisa revelou que diante da crise e das fracassadas tentativas de revitalizar a lavoura cacaueira, o turismo, atividade até então relegada a um segundo plano, passou a fazer parte da pauta de interesse da iniciativa privada e do poder público. Isso por força da necessidade de reerguer a economia regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).