Do made in China ao developed in China: Os avanços tecnológicos chineses e a relação econômica com o Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v0i2.70597

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Tecnologia, Circulação, Globalização

Resumo

As relações comerciais internacionais são, em nossa leitura, um elemento-chave para compreender a economia de um país, especialmente no que se refere à qualificação e à classificação de sua produção. Nessa lógica, com o objetivo de debater a parceria entre Brasil e China em um contexto de avanço tecnológico e de transição energética, analisamos a espacialização da frota de veículos, com base nos dados da Senatran, e as importações oriundas da China, a partir dos dados da Secex. Esse processo revelou uma dinâmica de motorização elevada no Brasil, com lógicas distintas conforme a posição e o tamanho populacional das cidades, sendo que, nas cidades menores, observa-se uma ampliação da frota de motocicletas. Além disso, notamos que, principalmente nos centros urbanos de maior porte, a frota eletrificada tem se destacado, impulsionada pela forte atuação de montadoras chinesas nesse mercado e por sua presença marcante no território brasileiro. Concluímos que, com base na análise dos dados e na bibliografia relacionada à questão econômica, a política chinesa de desenvolvimento industrial e tecnológico, aliada à sua política de relações comerciais internacionais, é crucial para a mudança na percepção sobre o perfil dos produtos chineses. Essa mudança também se reflete na interiorização e na crescente atuação da China no mercado brasileiro de veículos eletrificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Santiago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista de doutorado do CNPq.

Referências

ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith em Pequim: Origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

ASSOCIAÇÃO Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo. Produção. São Paulo: Comparativo e Histórico de Produção, 2025. Disponível em: https://abraciclo.com.br/producao/.

BARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 33, p. 207-224, mar. 2011.

BRASIL. Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran. Frota de Veículos - 2024. Brasília: Ministério dos Transportes, 2025. Disponível em: <https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/frota-de-veiculos-2024>. Acesso em: 17 mai. 2025.

______. Secretaria Nacional de Comércio Exterior - Secex. COMEX VIS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 2025. Disponível em: <https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas>. Acesso em: 17 mai. 2025.

FEDERAÇÃO Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Fenabrave. Biblioteca. São Paulo: Estudos e Pesquisas Fenabrave, 2025. Disponível em: https://www.fenabrave.org.br/portalv2/Biblioteca/Item/1.

HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, David. O Enigma do Capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo Editorial. 2010.

HOCQUARD, Christian. Les matières premières comme enjeu stratégique majeur: le cas des terres rares. In: Seminário Brasileiro de Terras-Raras, 1., Rio de Janeiro, 07 de dezembro de 2011. Anais... Rio de Janeiro: ETEM/MCTI/MME/USP, 2011.

LEITE, Alexandre Cesar Cunha. O atual momento do desenvolvimento chinês: planejamento regional, investimento e comércio internacional. In: VADELL, Javier. A expansão econômica e geopolítica da China no século XXI: diferentes dimensões de um mesmo processo. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018. p. 259-283.

LIMA, Marcos Costa. A nova teoria das relações internacionais chinesa e a ascensão do país: o conceito de Tianxia. In: VADELL, Javier. A expansão econômica e geopolítica da China no século XXI: diferentes dimensões de um mesmo processo. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018. p. 13-41.

MARTINS, Colbert; LIMA Paulo César Ribeiro; TEIXEIRA, Luciana da Silva; TEIXEIRA, Marcos Pineschi; QUEIROZ FILHO, Antônio Pinheiro de. Minerais Estratégicos e Terras-Raras. Centro de Documentação e Informação; Edições Câmara, Brasília-DF, Série estudos estratégicos, n. 3, 2014. 237 p.

MANTZOPOULOS, Victoria; SHEN, Raphael. The political economy of China’s systemic transformation: 1979 to the present. Springer, 2011.

MORAES, Lucia Castanheira; SEER, Hildor José. Terras raras. In: Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais. CODEMIG, 2018. p. 43-44.

OLIVEIRA, Davi dos Santos. Da Ford a BYD: reestruturação do capital e o desenvolvimento (in) sustentável do carro elétrico na indústria automobilística na Bahia. Revista Contemporânea, v. 4, n. 10, p. e6227-e6227, 2024.

ROMERO, Hugo; OPAZO, Dustyn. El ayllu como territorio de vida en las comunidades Altoandinas y su relación con la configuración espacial de la minería en el Desierto y Salar de Atacama, Norte de Chile. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 1, n. 1, p. 38-38, 2019.

SANTOS, Gustavo Antônio Galvão dos et al. Carro elétrico, a revolução geopolítica e econômica do século XXI e o desenvolvimento do Brasil. OIKOS (Rio de Janeiro), v. 8, n. 2, p. 329-353, 2009.

SOUSA, Euzébio Jorge Silveira de; DEL VECCHIO, Angelo; DA COSTA, Rafael Rodrigues. Inovação tecnológica, carros elétricos e sustentabilidade: Estratégia chinesa e potencial brasileiro. Princípios, v. 43, n. 170, p. 115-135, 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Santiago, P. (2025). Do made in China ao developed in China: Os avanços tecnológicos chineses e a relação econômica com o Brasil. GeoTextos, 21(2). https://doi.org/10.9771/geo.v0i2.70597

Edição

Seção

Artigos