Decurso histórico do turismo no estado da Bahia: Antônio Carlos Magalhães (ACM) e a cultura local como fatores intervenientes para o desenvolvimento da atividade

Autores

  • Larissa da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.6369

Palavras-chave:

Histórico do turismo, Estado da Bahia, Antônio Carlos Magalhães (ACM), Cultura local

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um estudo a respeito do decurso histórico da atividade turística no estado da Bahia. Com referencial teórico pautado em pesquisas documentais, bem como em autores como Fürst (2009), Gullestrup (2009), Bonald (1978), Guerreiro (2005), Reis (2010), dentre outros, foi constatado que a cultura local do povo baiano, bem como a figura emblemática de Antônio Carlos Magalhães (ACM), através de sua conduta política, que coadunou duas posturas politicamente contraditórias, uma desenvolvimentista e outra oligárquico-conservadora, foram responsáveis pelo estabelecimento e pela vanguarda do turismo planejado no NE. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus CAMEAM - Pau dos Ferros-RN, Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eustógio Wanderley Correia Dantas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Geografia e Planejamento pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2013-07-13

Como Citar

Ferreira, L. da S., & Dantas, E. W. C. (2013). Decurso histórico do turismo no estado da Bahia: Antônio Carlos Magalhães (ACM) e a cultura local como fatores intervenientes para o desenvolvimento da atividade. GeoTextos, 9(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v9i1.6369

Edição

Seção

Artigos