Largo da Graça em Salvador-BA: Uma “nova” percepção

Autores

  • Denise Silva Magalhães UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.6218

Palavras-chave:

Bairro da Graça, Largo da Graça, Praça Dr. Paterson, Espaço Público, Graça Square

Resumo

Experiência vivenciada durante um pequeno trabalho empírico realizado no Largo da Graça, em Salvador-BA, motivou este artigo que apresenta o estudo aprofundado com novas pesquisas, várias visitas ao local, entrevistas e fotos, como técnicas de observação direta da realidade. Mas, qual método deveria seguir para apreender a essência do espaço em questão? Seguindo uma ponderação de Júlia Adão Bernardes, caminhei sem caminho, esperando tê-lo feito ao final do trabalho. Sistematizei e racionalizei as atividades, para obter um conhecimento válido da área; procedi a investigações e análises de fatos, processos e instituições do passado, que interagiram com entrevistas qualitativas sobre o cotidiano dos frequentadores, moradores e trabalhadores do local. Transformou-se minha percepção do Largo da Graça, de um espaço apenas percebido, para um espaço vivido, um espaço público diferenciado por sua concretude e por práticas cotidianas e dinâmicas sociais que nele se desenvolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Silva Magalhães, UFBA

Professora Assistente do Departamento de Geografia da UFBA, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

Silva Magalhães, D. (2012). Largo da Graça em Salvador-BA: Uma “nova” percepção. GeoTextos, 8(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i1.6218

Edição

Seção

Artigos