No paraíso terrestre, entre representações e práticas
Os espaços da nudez (Através de um exemplo: o mundo naturista)
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v0i2.58522Palavras-chave:
Naturismo, espaços de nudez, representações, práticas, geografia culturalResumo
Este trabalho procura mostrar que a observação de lugares e territórios específicos permite uma boa compreensão do sentido da nudez. Nós vamos mostrar como o corpo e a nudez contribuem para definir lugares e territórios, como as representações são a origem destes territórios. O artigo está organizado em três seções: 1. O que é o naturismo e os naturistas? 2. Os valores naturistas estão no centro de um imaginário geográfico. 3. Os lugares para viver uma utopia: uma maneira de se “aposentar” do mundo.
Downloads
Referências
BARTHE-DELOIZY, F. Géographie de la nudité: être nu quelque part. Paris: Bréal, 2003.
DUERR, H. P. Nudité et pudeur, le mythe du processus de civilisation. Paris: MSH, 1998.
ELIAS, N. La civilisation des moeurs. Paris: Calman-Lévy, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).