Hibridização cultural: O caso do “samba de couro” na região central do estado de Rondônia, Brasil

Autores

  • Ranieli dos Anjos de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Luzinete Scaunichi Barbosa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5828

Palavras-chave:

Samba de Couro, Cultura, Hibridização

Resumo

Trata-se de uma pesquisa estruturada na análise do discurso, que relata o processo de consolidação, transformação e decadência de uma cultura nomeada “samba de couro”, na região central do Estado de Rondônia. Alicerçada inicialmente em uma tradição religiosa, em comemoração ao nascimento de Cristo, o “Samba de Couro” chegou a Rondônia com o processo migratório para colonização realizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Atualmente, apesar de já ter tido cunho religioso com relações de fé ao divino, passou a ser uma representação de diversão que vem declinando pela não adesão da descendência à tradição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranieli dos Anjos de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuo com pesquisas nas áreas humanas e exatas.

Luzinete Scaunichi Barbosa, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuo com pesquisas nas áreas humanas e exatas.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Souza, R. dos A. de, & Scaunichi Barbosa, L. (2012). Hibridização cultural: O caso do “samba de couro” na região central do estado de Rondônia, Brasil. GeoTextos, 8(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5828

Edição

Seção

Artigos