Um olhar sobre as festas juninas e seus novos cenários

o caso do São João de Maracanaú - Região Metropolitana de Fortaleza (RMF, Ceará)

Autores

  • Maryvone Moura Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5647

Palavras-chave:

Festas, Dinâmicas, Espetáculos Urbanos, Metrópole

Resumo

A pesquisa corresponde à investigação sobre a representação simbólica do espaço festivo do São João de Maracanaú no período do ciclo junino na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF-CE). As festas juninas perderam o formato de festas interioranas e adquiriram a forma de festivais e a condição de “espetáculos urbanos”, agregando, ao espaço festivo, novos espaços e funcionalidades visando à atração e à permanência do público. A pesquisa tem como objetivo produzir o mapeamento local do São João de Maracanaú-CE, fazendo uma leitura de como se dispõem os cenários e se dão as dinâmicas espaciais no período festivo. A pesquisa apresenta como aporte metodológico uma abordagem qualitativa e a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa empírica foi realizada no mês de julho de 2011 em Maracanaú, RMF-CE. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryvone Moura Gomes, Universidade Federal do Ceará

Sou Geógrafa e mestranda em Goegrafia pela Universidade Federal do Ceará, pesquiso sobre Geografia Cultural, festas e patrimônio.

Downloads

Publicado

2012-01-19

Como Citar

Gomes, M. M. (2012). Um olhar sobre as festas juninas e seus novos cenários: o caso do São João de Maracanaú - Região Metropolitana de Fortaleza (RMF, Ceará). GeoTextos, 7(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5647

Edição

Seção

Artigos