Um olhar sobre as festas juninas e seus novos cenários
o caso do São João de Maracanaú - Região Metropolitana de Fortaleza (RMF, Ceará)
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i2.5647Palavras-chave:
Festas, Dinâmicas, Espetáculos Urbanos, MetrópoleResumo
A pesquisa corresponde à investigação sobre a representação simbólica do espaço festivo do São João de Maracanaú no período do ciclo junino na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF-CE). As festas juninas perderam o formato de festas interioranas e adquiriram a forma de festivais e a condição de “espetáculos urbanos”, agregando, ao espaço festivo, novos espaços e funcionalidades visando à atração e à permanência do público. A pesquisa tem como objetivo produzir o mapeamento local do São João de Maracanaú-CE, fazendo uma leitura de como se dispõem os cenários e se dão as dinâmicas espaciais no período festivo. A pesquisa apresenta como aporte metodológico uma abordagem qualitativa e a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa empírica foi realizada no mês de julho de 2011 em Maracanaú, RMF-CE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).