Geotecnologias aplicadas em área inundável
O caso de Brejo Grande, Serra-ES
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i1.5275Palavras-chave:
Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Ordenamento Territorial e Ambiental, Análise GeográficaResumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma proposta de análise integrada para a delimitação de área brejosa/pantanosa após um período de chuvas mensais excepcionais, empregando produtos e técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) juntamente com o uso da ferramenta Sistema de Informações Geográficas (SIG). Os resultados do estudo foram satisfatórios, já que permitiram não apenas delimitar a área realmente inundável da Região de Brejo Grande, no município da Serra, Estado do Espírito Santo, mas também compreender a dinâmica operante das águas superficiais e reflexos nas adjacências, como na Baía de Vitória. Tal metodologia também possibilita a delimitação de outras áreas inundáveis no Estado e em regiões do Brasil, que apresentam as mesmas características ambientais, constituindo-se, assim, numa importante ferramenta no auxílio das tomadas de decisões e ordenamento do território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).