Sobre a dimensão vivida do território

tendências e a contribuição da fenomenologia

Autores

  • Fernanda Cristina de Paula Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i1.5271

Palavras-chave:

Territorialidade, Epistemologia, Geografia e Fenomenologia

Resumo

Território é uma das principais noções da disciplina geográfica, tanto como conceito quanto como categoria que orienta a abordagem e a discussão de problemáticas socioespaciais; na maior parte das vezes, associada aos estudos da Geografia Política em relação aos Estados-Nação. No entanto, outra perspectiva de território sempre esteve latente: aquela concernente a pequenos grupos ou ao indivíduo, constituindo territórios em função da dimensão vivida do espaço. No Brasil, nas últimas duas décadas, surgiram tanto trabalhos teóricos mencionando este tipo de fenômeno territorial quanto trabalhos empíricos voltados para seu estudo. Este artigo apresenta um levantamento e uma discussão destas contribuições e suas bases teórico-metodológicas, apontando para a ausência da Fenomenologia em sua discussão e a pertinência de sua inserção para a compreensão da dimensão vivida do território. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina de Paula, Unicamp

Geógrafa e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências/Unicamp. Integrante do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural.

Downloads

Publicado

2011-07-30

Como Citar

Paula, F. C. de. (2011). Sobre a dimensão vivida do território: tendências e a contribuição da fenomenologia. GeoTextos, 7(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i1.5271

Edição

Seção

Artigos