Perfil, relações e necessidades
uma breve análise sobre as cidades pequenas
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v7i1.5270Palavras-chave:
Cidades pequenas, perfil urbano, atividades terciáriasResumo
A dinâmica socioespacial das cidades pequenas constitui importante objeto de estudo para a Geografia Urbana. Nesse sentido, esse trabalho objetiva apresentar o perfil urbano de três cidades pequenas do Rio Grande do Norte: Nova Cruz, Montanhas e Lagoa d’Anta. Para isso, analisa-se o quadro econômico e suas especificidades, com ênfase nas atividades terciárias, ligadas aos empreendimentos comerciais e aos serviços desenvolvidos em seus territórios. Essa realidade funcional urbana tem gerado relações entre essas cidades, a partir da dinâmica econômica e da capacidade produtiva da qual elas fazem parte. Dessa forma, devem ser entendidas como elementos integrantes do sistema capitalista, no qual predominam singularidades que se expressam através das estruturas econômicas, políticas, sociais e de suas inter-relações espaciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).