Notas sobre o processo de urbanização brasileiro

um olhar para as “cidades do agronegócio”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v0i2.51555

Palavras-chave:

Urbanização brasileira; Sociedade urbana; Cidades do agronegócio; Relação rural-urbano

Resumo

Por meio deste artigo pretende-se realizar uma revisão bibliográfica acerca de
alguns dos aspectos que marcam o processo de urbanização brasileira. Em especial, abordaremos as recentes transformações engendradas no espaço rural brasileiro e seus efeitos sobre a generalização do fenômeno urbano em espaços eminentemente agrários. A fim de lançar um olhar renovado e crítico para o debate acerca das relações campo-cidade e rural-urbano, propõe-se um enfoque sobre o conceito de “cidades do agronegócio”, cunhado por Denise Elias (2011), para designar espaços produzidos sob a lógica da agricultura financeirizada, e a ela subordinados. Ao retomarmos diferentes abordagens teóricas a respeito da produção do espaço urbano brasileiro, com suas diferentes visões acerca das reconfigurações do espaço rural, oferecemos insigths importantes para a atualização de um debate que vem sendo alimentado por distintos modos de empreender a superação da dicotomia entre o rural e o urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Raiane Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos Geoambientais (Nuclamb-UFRJ). É mestra em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Turismo, também pela UFMG

Referências

BOECHAT, C. A. Geografia da crise no agronegócio sucroenergético: land grabbing e flex crops na financeirização recente do campo brasileiro. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.

BRANDÃO, C. A. L. Um homem livre, uma cidade feliz. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 36-53, 2013.

CARLOS, A. F. A. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o “direto à cidade”. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 11, n. 01, p.349-369, 2020.

DELGADO, G. C. Do Capital Financeiro na Agricultura à Economia do Agronegócio: Mudanças Cíclicas em Meio Século. Rio Grande do Sul: UFRGS Editora, 2012.

ELIAS, D. Agronegócio e Novas Regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 13, n. 2, p. 153-167, 2011.

FIORAVANTI, L. M. Do agronegócio à cidade como negócio: a urbanização de uma cidade mato-grossense sob a perspectiva da produção do espaço. 2018. 326f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LEFEBVRE, H. Espaço e Política: O direito à cidade II. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 2016.

MARQUES, M. I. M. Lugar do modo de vida tradicional na modernidade. In: OLIVEIRA, A. U. de; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa amarela; Paz e Terra, 2004. p. 145-164.

MARTINS JUNIOR, C.; OLIVEIRA NETO, A. F. de. Representações do “caos urbano”. As reformas nas cidades brasileiras da bélle époque. História & Perspectivas (UFU), v. 29, p. 313-340, 2016.

NASCIMENTO, N. O.; KRAJEWKI, J. B.; BRITTO, A. L. Águas urbanas e urbanismo na passagem do século XIX ao XX: O trabalho de Saturtino de Britto. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 102-133, 2013.

OLIVEIRA NETO, A. F. de; MARTINS JUNIOR, C. Da vila de uma rua só à metrópole regional: O processo de estruturação urbana de Campo Grande. In: CALIXTO, M. J.; MORENO, B.; BERNADELI, M. L. da H. (Org.). O urbano em Mato Grosso do Sul: abordagens e leituras. Dourados: Editora da UFGD, 2020. p. 257-272.

PITTA, F.; VEGA, G. Impactos da expansão do agronegócio no MATOPIBA: comunidades e meio ambiente. Rio de Janeiro: Editora Action Aid, 2017.

PORTO-GONÇALVES, C. W. As Minas e os Gerais – Breve ensaio sobre desenvolvimento e sustentabilidade a partir da Geografia do Norte de Minas. In: LUZ, C.; DAYRELL, C. (Org.). Cerrado de desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros/MG: CAA/NM-Rede Cerrado, 2000. p. 19-45.

RAMBO, N. F. As novas ruralidades e as recentes alternativas da agricultura familiar no município de Itapiranga (SC). 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), março de 2012.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SODRÉ, M. T.; MARTINS, S. F. A relação entre rural e urbano na ótica de Henri Lefebvre: um estudo sobre o papel das tríades lefebvrianas na configuração espacial contemporânea, Norus - Novos Rumos Sociológicos, v. 4, p. 52-65, 2016.

SOUZA, M. L. Mudar a Cidade. Uma Introdução Crítica ao Planejamento e à Gestão Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Silva, M. R. (2022). Notas sobre o processo de urbanização brasileiro: um olhar para as “cidades do agronegócio”. GeoTextos, 18(2). https://doi.org/10.9771/geo.v0i2.51555

Edição

Seção

Artigos