Interface entre a Climatologia e a Epidemiologia
uma abordagem geográfica
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i2.4837Palavras-chave:
Climatologia, Epidemiologia, Saúde, Doenças e espaçoResumo
As relações estabelecidas entre clima e saúde são inúmeras e vêm desde a Antiguidade. A Climatologia e a Epidemiologia possuem estreitos laços históricos que têm se tornado cada vez mais próximos, ao longo de suas etapas evolutivas, em função dos atuais problemas ambientais que produzem efeitos impactantes para a saúde humana. Este trabalho tem por objetivo principal tecer algumas considerações sobre as interfaces dessas duas áreas de conhecimento, focalizando os métodos e as técnicas comuns em estudos de caráter interdisciplinar. Clima e saúde são um binômio de extremo interesse por parte de inúmeros profissionais envolvendo discussões de natureza inter e multidisciplinares. O espaço no contexto desta temática representa uma importante categoria de análise, sendo concebido como uma contingência histórica do processo de reprodução social, geradora da necessidade de organização econômica e social de um determinado ordenamento espacial. Na Geografia, o espaço é físico, é econômico, é político, não há, pois, como pensar o homem abstraindo essa categoria. No âmbito dos estudos epidemiológicos, o espaço tem sido considerado sob diferentes abordagens, mais do que a mera identificação de fatores causais, envolvendo, cada vez mais, o estabelecimento do contexto ambiental e social em que se processam os fenômenos de saúde. Em suma, as questões aqui apresentadas estão diretamente associadas ao descompasso existente no mundo cada vez mais globalizado e ao mesmo tempo comprometido com a relação sociedade-natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).