Dinâmica urbana e condomínios horizontais fechados na cidade de Natal

Autores

  • Matheus Avelino Tavares Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
  • Ademir Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i2.4832

Palavras-chave:

Mercado imobiliário, Condomínios horizontais fechados, Implicações socioespaciais

Resumo

A partir de 1995, a cidade de Natal presencia a produção de uma nova forma de moradia, trata-se do condomínio horizontal fechado Green Village, que proporciona uma revolução no mercado imobiliário natalense, considerando que a partir de então uma série de outros empreendimentos passam a ser lançados. Desse modo, este trabalho objetiva analisar a expansão desses empreendimentos na cidade de Natal, com ênfase nas estratégias utilizadas pelos agentes imobiliários para sua comercialização e para as implicações socioespaciais que eles engendram. Para tanto, foram levantados dados a partir de fontes e procedimentos. Na etapa que diz respeito às fontes, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre temas relacionados à problemática em questão em bibliotecas, instituições públicas e privadas; na etapa concernente aos procedimentos, ou à produção de informações, realizamos entrevistas e aplicação de questionários com os principais agentes sociais envolvidos com a expansão dos condomínios horizontais em Natal. A partir do estudo realizado, entendemos que os condomínios horizontais, ao se expandirem no espaço urbano de Natal, trazem em seu bojo uma série de mudanças para a cidade em sua totalidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Avelino Tavares, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia Pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor de Geografia do (IFRN).

Ademir Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2011-01-22

Como Citar

Tavares, M. A., & Araújo da Costa, A. (2011). Dinâmica urbana e condomínios horizontais fechados na cidade de Natal. GeoTextos, 6(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i2.4832

Edição

Seção

Artigos