A promoção de megafestas juninas em arenas privadas no Recôncavo Baiano

uma apreciação analítica

Autores

  • Jânio Roque Barros Castro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i2.4831

Palavras-chave:

Festas juninas, Mercantilização, Festas de camisas, Espetacularização

Resumo

Nas três últimas décadas notou-se que as tradicionais festas juninas que aconteciam nas residências e em seu entorno se transformaram em megaeventos mercantilizados e turistificados. No presente trabalho, analisa-se o processo de espetacularização das festas juninas em espaço privados nos municípios de Amargosa e Cruz das Almas, onde ocorrem eventos festivos de arena muito conhecidos no território baiano, realizados em fazendas próximas às áreas urbanas. Essa modalidade de eventos é vista como uma oportunidade de negócios para seus promotores e as cervejarias envolvidas e como uma forma de lazer festivo reinventado no período junino para milhares de jovens de várias regiões do território baiano e da capital do estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânio Roque Barros Castro, Universidade do Estado da Bahia

Geógrafo, Mestre em Geografia e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Professor da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2011-01-22

Como Citar

Castro, J. R. B. (2011). A promoção de megafestas juninas em arenas privadas no Recôncavo Baiano: uma apreciação analítica. GeoTextos, 6(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v6i2.4831

Edição

Seção

Artigos