A questão dos recursos hídricos e as perspectivas para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v5i2.3789Palavras-chave:
Recursos hídricos, Impactos, UrbanizaçãoResumo
O presente artigo analisa alguns aspectos relacionados aos recursos hídricos em diferentes escalas, múltiplos usos socioeconômicos e serviços ambientais associados. Discute sua relevância e a necessidade de políticas públicas que garantam segurança hídrica, através de mecanismos que viabilizem acesso equânime da água em quantidade e qualidade, para atender demandas hídricas das atividades humanas e as demandas associadas a seu uso. Levanta questões acerca da pressão sofrida, seja pela captação para utilização direta, seja como recurso hídrico para usos preponderantes, enquanto insumo para atividades econômicas ou por alterações significativas nos sistemas ambientais responsáveis pela recarga ou manutenção destes estoques. Neste contexto, emergem problemas e conflitos de interesse das mais variadas ordens, criando cenários complexos, nos quais os modelos de gestão precisam adaptar-se às novas realidades, especialmente frente aos desafios provocados pela intensa urbanização e às demandas necessárias para suprir as crescentes concentrações humanas urbanas, periurbanas e rurais. Finaliza-se com um cenário para o Brasil, apresentando subsídios para a compreensão do potencial destes recursos, bem como uma chamada aos sinais de alerta diretos e indiretos, para que sejam tomadas medidas visando a um necessário planejamento estratégico eficaz e eficiente na gestão dos usos dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).