Novas geotecnologias aplicadas ao estudo geomorfológico: exemplo de morfometria da Voçoroca do Areal, Cacequi-RS
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v16i1.35474Palavras-chave:
Geomorfologia, Morfometria, ErosãoResumo
Nas últimas décadas o desenvolvimento de novas tecnologias tem proporcionado um grande avanço da ciência. Nas geotecnologias um dos maiores avanços foi o desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que permitem a obtenção de dados de alta qualidade, tendo um grande potencial para o uso na geomorfologia. Neste trabalho, foram utilizados dados obtidos com aerolevantamento realizado com VANT para a análise morfométrica da Voçoroca do Areal em Cacequi-RS. Para tanto, foi realizado um voo com um VANT multirotor, Phantom 4 a uma altura de voo de 150m, posteriormente os dados foram processados através do algoritmo Structure from Motion. Em seguida, foram classificadas áreas de avanço da voçoroca e calculados diversos parâmetros morfométricos. A voçoroca possui dinâmicas distintas em diferentes porções, tendo mais a montante áreas de avanço mais alargadas e longas com profundidades menores, na porção central um grande desenvolvimento vertical com grande volume erodido e na porção mais a jusante áreas de avanço com menor intensidade. Por fim, os dados obtidos permitiram a análise da morfometria da Voçoroca do Areal, fornecendo dados com extrema qualidade e acurácia. A utilização destas novas geotecnologias ainda tem muito a contribuir com a análise geomorfológica, principalmente nos mapeamentos em nível de detalhe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).