Eventos extremos no estado do Ceará, Brasil: uma análise estatística de episódios pluviométricos no mês de março de 2019
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v15i2.32093Palavras-chave:
Eventos Extremos, Inundações, Impactos SocioambientaisResumo
Nesta investigação, foram analisados acumulados diários expressivos de precipitação pluvial que ocorreram em março de 2019 no estado do Ceará, com o intuito de identificar se os mesmos foram considerados extremos (a partir da Metodologia Estatística dos Máximos de Precipitação), além de analisar os sistemas atmosféricos que deflagraram tais eventos e possíveis danos ocasionados. Foram selecionados os dez maiores acumulados diários de março registrados nos postos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME e identificados os sistemas atmosféricos atuantes que contribuíram para tais episódios pluviométricos a partir de imagens de satélites disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Os acumulados diários foram, ao menos, um dos três maiores já registrados nos postos (cinco foram recordes) e estavam associados à atuação conjunta de dois ou mais sistemas atmosféricos. As TSMs do Atlântico (próximo à costa) apresentaram um padrão favorável à ocorrência de precipitações. Os acumulados diários foram pontuais e contribuíram para um considerável aporte de água apenas em algumas reservas hídricas do estado, pois as chuvas não apresentaram uma distribuição espaço-temporal homogênea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).