Desenvolvimento regional na região do Ruhr
do distrito de carvão a região de prestação de serviços
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v3i0.3046Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Mudança estrutural econômica e social, Setores da indústria pesada, Setor de serviços, Região do RuhrResumo
A região do Ruhr é uma aglomeração metropolitana localizada no oeste da Alemanha com aproximadamente 5,3 milhões de habitantes e abrangendo uma área de 4.435 km². Esta área faz parte da região metropolitana Rhein-Ruhr que abriga mais de 10 milhões de habitantes e cobre uma área de cerca de 10.000 km². A região do Ruhr, uma das maiores regiões de industria pesada da Europa, teve seu crescimento com base nos recursos de carvão mineral. A economia da região do Ruhr foi por mais de 150 anos exclusivamente caracterizada pelos quatro setores da indústria pesada: carvão, aço, indústria química e energia. Quando o petróleo natural, o gás natural e o carvão importado com menor custo conquistaram o mercado alemão e o aço também podia ser produzido no exterior a preços mais baixos, o setor produtivo que florescia na região do rio Ruhr experimentou dificuldades. Este fato levou a região na metade dos anos 1970 a um aumento considerável na taxa de desemprego, chegando, entre os anos de 1980 a 2002, a quase meio milhão de desempregados no setor de produção, por outro lado, cerca de 300.000 empregos foram criados no setor de serviços. A mudança estrutural econômica e social na região do Ruhr se baseia em um crescimento considerável, principalmente na área de serviços como propaganda, pesquisa e desenvolvimento, logística de transporte, aconselhamento e design. Também os setores culturais e de lazer apresentam um crescimento relativamente positivo: O produto interno bruto (PIB) da região do Ruhr corresponde a cerca de 26% do PIB do estado Nordrheinwestfalen, perfazendo 6% do PIB da República Federal da Alemanha. Em comparaçao, a Grande São Paulo é responsável por 17% do PIB do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).