O discurso da modernidade na construção de Vitória-ES

Autores

  • Marcos Cândido Mendonça
  • Carlos Teixeira de Campos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29305

Palavras-chave:

Vitória-ES, urban modernity, production of space, ideology, development

Resumo

Este artigo investiga a modernidade na construção da cidade de Vitória na passagem do século XIX para o XX, no qual o Estado atuou como principal promotor dessa tarefa. Para tal investida, a análise partiu do estudo dos fundamentos ideológicos do processo. A conclusão foi a de que as transformações de Vitória foram dominadas pelos interesses ligados à instância mercantil exportadora do capital em detrimento da construção de um projeto coletivo de cidade; e que essa fração do capital se alimentou ideologicamente do signo do moderno para a construção de um projeto de classe, orientado para a via do desenvolvimento comercial, que propôs a produção do moderno por meio da ruptura com o passado colonial da cidade. A perspectiva de análise buscou compreender a produção da modernidade urbana enquanto produção do espaço, e, nessa tarefa, investigar os fundamentos ideológicos que participaram do processo de construção da cidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cândido Mendonça

Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela UFV. Mestre e Doutorado (em andamento) em Geografia pela UFES.

Carlos Teixeira de Campos Júnior

Professor associado do Departametno de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - Ufes

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Mendonça, M. C., & Campos Júnior, C. T. de. (2019). O discurso da modernidade na construção de Vitória-ES. GeoTextos, 15(1). https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29305

Edição

Seção

Artigos