O amianto e seus impactos no município de Minaçu
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.26548Palavras-chave:
Amianto, Minaçu, Dependência Econômica, Ação Direta de InconstitucionalidadeResumo
A extração mineral do amianto é a principal fonte econômica, do município de Minaçu, localizado na região norte do estado de Goiás, que desde a sua criação desenvolveu-se em função da Mina Cana Brava. Atualmente, em decorrência da declaração de inconstitucionalidade do artigo 2º da Lei federal 9.055/1995 que permitia a extração, a industrialização, a comercialização e a distribuição do amianto na variedade crisotila no país, decisão de 29 de novembro de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal, o município vive em ambiente de incertezas quanto ao futuro. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre a dependência econômica do município e do seu posicionamento, ao lado da mineradora SAMA, do “uso controlado do amianto”, deixando evidente que os argumentos econômicos e mercadológicos prevalecerão, diante do desenvolvimento de diversos estudos científicos em várias partes do mundo que demonstram os males à saúde humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).