Desmatamento da carnaúba (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore) em Campo Maior-PI
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24324Palavras-chave:
MODIS/NDVI, Urbanização, CarnaubaResumo
Esse estudo busca analisar as áreas de carnaubais que foram suprimidas no município de Campo Maior, verificando a evolução e a mudança na cobertura vegetacional, os índices pluviométricos, a composição do PIB nos setores da economia (primário, secundário e terciário), a densidade demográfica e a taxa de urbanização. Para tanto, utilizou-se as imagens disponíveis no site da Empresa Brasileira de Agropecuária (EMBRAPA) (MODIS/NDVI) referentes ao período de 2002 a 2016. Os dados demográficos e econômicos foram obtidos no site do IBGE, e as informações sobre precipitação, no site do INPE Além disso, realizou-se pesquisas in loco em áreas de carnaubais e conversas informais com representantes do poder público local. Concluiu-se que houve supressão de carnaúbas para a implantação de empreendimentos imobiliários na área urbana, em consonância com o crescimento econômico e demográfico do município. As imagens do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) de 2005 e 2016 refletiram essas modificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).