Desmatamento da carnaúba (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore) em Campo Maior-PI

Autores

  • Emiliana Barros Cerqueira Universidade Federal do Piauí
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24324

Palavras-chave:

MODIS/NDVI, Urbanização, Carnauba

Resumo

Esse estudo busca analisar as áreas de carnaubais que foram suprimidas no município de Campo Maior, verificando a evolução e a mudança na cobertura vegetacional, os índices pluviométricos, a composição do PIB nos setores da economia (primário, secundário e terciário), a densidade demográfica e a taxa de urbanização. Para tanto, utilizou-se as imagens disponíveis no site da Empresa Brasileira de Agropecuária (EMBRAPA) (MODIS/NDVI) referentes ao período de 2002 a 2016. Os dados demográficos e econômicos foram obtidos no site do IBGE, e as informações sobre precipitação, no site do INPE Além disso, realizou-se pesquisas in loco em áreas de carnaubais e conversas informais com representantes do poder público local. Concluiu-se que houve supressão de carnaúbas para a implantação de empreendimentos imobiliários na área urbana, em consonância com o crescimento econômico e demográfico do município. As imagens do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) de 2005 e 2016 refletiram essas modificações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliana Barros Cerqueira, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Econômicas. Mestre e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Ex-bolsista da CAPES.

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora do Departamento de Ciências Econômicas e dos PPG's em Políticas Públicas e em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Cerqueira, E. B., & Gomes, J. M. A. (2017). Desmatamento da carnaúba (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore) em Campo Maior-PI. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24324

Edição

Seção

Artigos