Ensinando geodiversidade a partir de jogos didáticos

Autores

  • Laysla da Silva Xavier Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo Figueiredo de Meneses Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24001

Palavras-chave:

Educação ambiental, Geociências, Jogos, Meio ambiente

Resumo

O ensino e a divulgação das geociências são pouco disseminados não só no âmbito escolar, mas também para a sociedade em geral. No contexto das geociências está inserida a geodiversidade, que teve seu conceito introduzido na década de 1990 e vem crescendo nacional e internacionalmente. No entanto, diferente da biodiversidade, que é amplamente divulgada em toda a sociedade, a geodiversidade até hoje é desconhecida por grande parte da população, mesmo sabendo que seu estudo é importante para o entendimento dos processos da evolução e da dinâmica da Terra. A inserção da Educação Ambiental na divulgação desta temática pode evidenciar os aspectos abióticos muitas vezes esquecidos. Esse trabalho tem por objetivo inserir esse conteúdo em sala de aula através de uma metodologia mais alternativa: uma aula didática explicativa, porém mais dinâmica, e um jogo de tabuleiro, este ilustrando os elementos da geodiversidade (rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, solos) e alguns locais com potencial geoturístico e maior visibilidade no estado da Paraíba, tais como, Vale dos Dinossauros, Lajedo do Pai Mateus, Pedra da Boca, Pedra do Ingá e as Falésias do Cabo Branco. Por fim, buscou-se verificar se a metodologia aplicada se apresenta como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem. Espera-se contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos, de uma forma prazerosa e divertida, despertando a curiosidade e o interesse em aprender sobre geodiversidade e geociências. Para a obtenção dos dados utilizados na pesquisa, foi realizada uma visita na Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, localizada no município de Rio Tinto-PB, na qual foram postas em prática as atividades. Para validar o jogo e a aula foi feita uma análise através de questionários, um pré-teste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e um pós-teste para averiguar se a metodologia aplicada em cada sala de aula contribuiu de maneira significativa como ferramenta para o ensino do conteúdo proposto. As metodologias aplicadas foram bem aceitas pelos alunos, os quais demonstraram interesse em aprender. Depois de aplicados, tanto a aula, quanto o jogo, verificou-se que as respostas dos questionários pós-teste foram mais satisfatórias e contribuíram significativamente para o conhecimento-aprendizagem dos alunos. A partir da análise dos resultados, constatou-se que novas alternativas pedagógicas são necessárias para o estímulo e a aprendizagem. Jogos podem e devem ser usados como recurso pedagógico, de modo que os alunos aprendam brincando, e aulas mais interativas, com uso de slides com imagens, também contribuem para o ensino-aprendizagem dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laysla da Silva Xavier, Universidade Federal da Paraíba

Ecóloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Leonardo Figueiredo de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Ms. do Curso de Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Programa de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Patos - FIP. Geógrafo-Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Xavier, L. da S., Meneses, L. F. de, & Cavalcante, M. B. (2017). Ensinando geodiversidade a partir de jogos didáticos. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24001

Edição

Seção

Artigos