A circulação interna de mercadorias no território moçambicano: um país sobre rodas

Autores

  • Antonio Gomes de Jesus Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.23319

Palavras-chave:

Moçambique, Transporte rodoviário, Circulação de mercadorias, Fluidez territorial

Resumo

Moçambique é historicamente conhecido por ser um território voltado ao seu exterior, tanto por escoar a produção da hinterland da África Austral (como seus vizinhos África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe e Malawi), como pelo antigo direcionamento da economia do país para a exportação da produção interna. Ainda que o atual modelo dos chamados “mega projetos” continue a estimular essa lógica extravertida, desde a independência do país, em 1975, o governo moçambicano vem reunindo esforços na tentativa de integrar seu território e configurar uma economia eminentemente nacional. Tal tarefa cabe, no que tange à circulação de mercadorias, ao modal rodoviário, através de inúmeras rodovias (quase nunca pavimentadas), de instrumentos normativos e instituições regulatórias voltados ao transporte rodoviário de cargas, e de diferentes operadores de transporte (desde empresas até motoristas autônomos e transportadores informais). Assim, com base na proposta de Milton Santos de compreender o espaço geográfico a partir de suas dimensões técnicas e político-normativas, este artigo busca fornecer um quadro atualizado da circulação interna de mercadorias em Moçambique. 

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Biografia do Autor

Antonio Gomes de Jesus Neto, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Jesus Neto, A. G. de. (2017). A circulação interna de mercadorias no território moçambicano: um país sobre rodas. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.23319

Edição

Seção

Artigos