Movimentos migratórios intermunicipais no estado do Tocantins (Brasil) entre 1991 e 2010

Autores

  • Ana Márcia Moreira Alvim Pontifícia Universidade de Minas Gerais
  • João Benvindo Amaral Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves
  • Guilherme Luiz Lopes Ferreira Pontifícia Universidade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.20527

Palavras-chave:

Movimentos Migratórios, Redistribuição da população, Imigrantes

Resumo

O estado do Tocantins atualmente é composto por 139 municípios que diferem quanto ao porte demográfico que varia em função do crescimento natural e da migração, processo que leva à redistribuição da população sobre o território. Por isso, tem-se por objetivo analisar os movimentos migratórios intermunicipais ocorridos no Tocantins entre 1991 e 2010. Os dados referentes à migração foram obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e extraídos utilizando-se o software estatístico SPSS. Com isso as matrizes de migração intermunicipal intraestadual foram geradas e os movimentos migratórios puderam ser analisados. O Tocantins, por se tratar de uma unidade da federação relativamente nova, tem sofrido mudanças que merecem ser consideradas pelas autoridades públicas. Constatou-se que embora o município de Palmas disponha de forte poder de atração, na mesorregião Oriental da qual faz parte, muitos municípios perdem população. Ao contrário, na mesorregião Ocidental, muitos ganham. Os movimentos mais intensos de longa distância ocorreram principalmente rumo à capital. Já os municípios mais antigos, Araguaína e Gurupi, atraíram maiores volumes de migrantes do entorno. Na mesorregião Oriental muitos municípios apresentam saldos migratórios negativos, sendo exportadores; enquanto na mesorregião Ocidental a maioria apresenta saldo migratóriopositivo, sendo atrativos à população tocantinense. Os movimentos ocorridos têm levado à maior concentração populacional no novo centro urbano – Palmas –, mas também naqueles que já dispunham de uma estrutura urbana diferenciada – como Araguaína e Gurupi –, o que merece maior atenção das autoridades públicas para que a concentração não se torne ainda maior. Ainda que Palmas tenha sido criada numa posição estratégica, a mesorregião a qual integra permanece contando com municípios cujas sedes não dispõem de estrutura urbana e dinamismo econômico capazes de mudar a realidade da região, e de seus respectivos municípios, cabendo ao governo pensar em estratégias para minimizar a concentração citada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Márcia Moreira Alvim, Pontifícia Universidade de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela PUC, Professora Adjunta IV do Programa de Pós Graduação em Geografia: Tratamento da Informação Espacial (PUC Minas).

João Benvindo Amaral, Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia: Tratamento da Informação Espacial (PUC Minas).

Guilherme Luiz Lopes Ferreira, Pontifícia Universidade de Minas Gerais

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia:Tratamento da Informação Espacial (PUC Minas).

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Alvim, A. M. M., Amaral, J. B., & Ferreira, G. L. L. (2017). Movimentos migratórios intermunicipais no estado do Tocantins (Brasil) entre 1991 e 2010. GeoTextos, 13(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.20527

Edição

Seção

Artigos