O papel do setor terciário na interação socioespacial na fronteira Brasil-Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.18345Palavras-chave:
Fronteira, Comércio e Serviços, Circuito Superior e Inferior, Setor TerciárioResumo
Nas interações socioespaciais na fronteira entre Brasil e Paraguai as atividades de comércio e serviços possuem forte papel de integração. Neste artigo destacamos a complementaridade entre as cidades da fronteira Bela Vista e Bella Vista Norte, Mundo Novo e Salto Del Guaira, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, mediada pelo setor terciário delimitado a partir da concepção dos Circuitos Inferior e Superior da economia urbana (conceitos de Milton Santos). Destacamos as relações sociais entre os fronteiriços que se socializam apesar dos artifícios da divisão política e dos limites estabelecidos juridicamente. Trabalhamos com dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e concluímos que as atividades no comércio e nos serviços participam significativamente na geração de novos postos de trabalho, variando de intensidade, de acordo com a cidade analisada, contribuindo para a consolidação das economias locais, a partir desses setores, e possibilitando à população uma maior quantidade na oferta desses tipos de serviços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).