Dinâmica da paisagem no município de Modelo-SC: rupturas e continuidades

Autores

  • Maycon Fritzen Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas
  • Marlon Brandt Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.17574

Palavras-chave:

Paisagens, Transformações, Rupturas, Continuidades

Resumo

Nas paisagens pretéritas e atuais do município de Modelo-SC observam-se rupturas e continuidades entre os objetos, formas e funções, de modo que as transformações são motivadas pelas mudanças nas relações entre o homem e o ambiente através das técnicas. O município de Modelo, tomado como recorte espacial de pesquisa, apresentou transformações significativas em sua paisagem desde o início da colonização no final da década de 1940 aos dias atuais. Os registros histórico-fotográficos mostraram-se uma fonte importante para acompanhar essas transformações, auxiliando na compreensão da formação territorial e das formas e conteúdos do território. Foi evidenciado, dessa maneira, que a paisagem atual guarda várias heranças – entre continuidades e rugosidades – das formas e dos conteúdos pretéritos que compunham as paisagens de outrora. Ainda que a adoção de técnicas mais modernas, como é o caso observado das estradas de rodagem, sistemas construtivos e suprimento de energia elétrica, imprima mudanças significativas à paisagem, não podem ser desconsideradas completamente as funções passadas que autorizaram as formas de fazer em outro momento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Fritzen, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Marlon Brandt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Doutor da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Fritzen, M., & Brandt, M. (2016). Dinâmica da paisagem no município de Modelo-SC: rupturas e continuidades. GeoTextos, 12(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.17574

Edição

Seção

Artigos