Dinâmica da paisagem no município de Modelo-SC: rupturas e continuidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.17574Palavras-chave:
Paisagens, Transformações, Rupturas, ContinuidadesResumo
Nas paisagens pretéritas e atuais do município de Modelo-SC observam-se rupturas e continuidades entre os objetos, formas e funções, de modo que as transformações são motivadas pelas mudanças nas relações entre o homem e o ambiente através das técnicas. O município de Modelo, tomado como recorte espacial de pesquisa, apresentou transformações significativas em sua paisagem desde o início da colonização no final da década de 1940 aos dias atuais. Os registros histórico-fotográficos mostraram-se uma fonte importante para acompanhar essas transformações, auxiliando na compreensão da formação territorial e das formas e conteúdos do território. Foi evidenciado, dessa maneira, que a paisagem atual guarda várias heranças – entre continuidades e rugosidades – das formas e dos conteúdos pretéritos que compunham as paisagens de outrora. Ainda que a adoção de técnicas mais modernas, como é o caso observado das estradas de rodagem, sistemas construtivos e suprimento de energia elétrica, imprima mudanças significativas à paisagem, não podem ser desconsideradas completamente as funções passadas que autorizaram as formas de fazer em outro momento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).