Educação do Campo à beira da “Faixa”: A (in)existência do lugar como espacialização do fenômeno

Autores

  • Wallace Wagner Rodrigues Pantoja Secretaria de Estado da Educação do Pará, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13375

Palavras-chave:

Lugar/Lugaridade, (In)existência, Transamazônica, Educação do Campo

Resumo

Esta é uma pesquisa em processo. Trata da relação entre conhecimento e experiência dos lugares à beira da Transamazônica (BR-230), que corta a Região Norte e parte da Nordeste no sentido Leste-Oste, sentido programático de ocupação do território. Frente à explicação já aceita de entendimento da estrada como um sistema de engenharia, portanto, meio para fluxos, proponho uma reflexão da estrada como espaço de vivência cotidiana, enfatizando a dimensão educativa para compreensão dos lugares de existência. Objetivo discutir a imaginação espacial que fundamenta o entendimento externo à Transamazônica, no plano educativo, em relação à geograficidade singular produzida pelos grupos locais que vivem próximos à estrada. Metodologicamente, parto de uma concepção fenomenológica em diálogo com o existencialismo, desenvolvendo pesquisa de campo, revisão bibliográfica que fundamenta os conceitos de imaginações espaciais, lugar e educação do campo, leitura crítica de documentos oficiais em sites do MEC, registro imagético em diálogo com o olhar dos que vivem à beira da “Faixa”. Como indicativo de conclusões preliminares aponto: a negação dos lugares como estratégia geopolítica que se materializa no processo educativo e nas políticas de planejamento; a geograficidade incontornável dos grupos que se afirmam e se relacionam contraditoriamente com a Transamazônica; a Educação do Campo como abertura ou negação do lugar, tanto para os que o vivem, quanto para os que não o vivem, fator da generalização da ignorância em termos de conhecimento da espacialidade amazônica ou enfrentamento e criação de um novo saber geográfico e cartográfico acerca dos lugares cortados pela “Faixa”. 

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Biografia do Autor

Wallace Wagner Rodrigues Pantoja, Secretaria de Estado da Educação do Pará, Universidade de Brasília

Doutorando em Geografia pela UNB, Professor da rede estadual do Pará e da Licenciatura em Geografia (UAB-UNB).

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Publicado

2015-12-02

Como Citar

Pantoja, W. W. R. (2015). Educação do Campo à beira da “Faixa”: A (in)existência do lugar como espacialização do fenômeno. GeoTextos, 11(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13375

Edição

Seção

Perspectivas