A fronteira Brasil-Bolívia na rede de distribuição de roupas de segunda-mão

Autores

  • Tito Carlos Machado Oliveira niversidade Federal Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Loureiro Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13337

Palavras-chave:

Fronteira, Comércio Informal, Roupas Usadas

Resumo

O comércio de roupas de segunda-mão chegou à Bolívia com vigor em 1994. O comércio de usados envolve, na sua maioria, atividades da globalização popular, cujas práticas são frequentemente identificadas pelos organismos de Estado como ilegais, mas de natural aceitação popular. Situa-se dentro de um complexo sistema de redes, se aproveitando de malhas de distribuição e dos nós (de estoque e repasses) possibilitando a conformação de circuitos territoriais conectados. O objetivo dos autores neste artigo é verificar e analisar a comercialização de roupas usadas em três localidades distintas: Santa Cruz de la Sierra e Puerto Quijarro (Bolívia) e Corumbá (Brasil). A intenção é identificar o caminho percorrido pela rede de roupas de segunda-mão a partir de Santa Cruz de la Sierra até as feiras livres de Corumbá, na fronteira Bolívia-Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Carlos Machado Oliveira, niversidade Federal Mato Grosso do Sul

Geógrafo, Professor Titular aposentado da Universidade Federal Mato Grosso do Sul, atuando no Mestrado em Geografia e no Mestrado em Estudos Fronteiriços, Bolsista DCR-A (CNPq).

Fernanda Loureiro Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Letras, Mestre em Estudos Fronteiriços (MEF/UFMS)

Downloads

Publicado

2015-12-02

Como Citar

Oliveira, T. C. M., & Ferreira, F. L. (2015). A fronteira Brasil-Bolívia na rede de distribuição de roupas de segunda-mão. GeoTextos, 11(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13337

Edição

Seção

Artigos