Apontamentos sobre a produção do espaço de conflito na luta pela cidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13312Palavras-chave:
Produção do espaço, Espaço de conflito, Apropriação, Dominação, FavelaResumo
Este artigo visa compreender uma das contradições inerentes à crise urbana, a relação entre dominação e apropriação do espaço à luz das práticas dos movimentos sociais urbanos que produzem o espaço de conflito. Compreendemos este espaço como aquele onde a exigência de um encontro em torno de um conflito proporciona ações que vão desmistificando discursos e ações de sujeitos que buscam o domínio do espaço. O espaço de conflito é considerado como coletivo, espaço que nega o exercício da cidadania e da participação somente como discurso, revelando as reivindicações dos moradores. Assim, a hipótese se sustenta na ideia de que a resistência pode produzir o espaço de conflito. Por isso, a experiência de luta de moradores da Favela Maria Cursi, na cidade de São Paulo, em conjunto com o Movimento de Defesa dos Favelados, revela essa produção, já que, para resistir às reiteradas estratégias de expulsão de uma área valorizada de um bairro periférico, tiveram que promover atividades nas quais politizavam o vivido a partir de confrontos diretos com os representantes do Estado e também com os demais setores interessados na expropriação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).