A recomposição das escalas de governança, Estado e desenvolvimento territorial no Brasil

Autores

  • Elson Luciano Silva Pires Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i1.12816

Palavras-chave:

Escalas geográficas, Governança, Desenvolvimento territorial, Estado, Política pública

Resumo

O processo global de recomposição espacial das ações humanas coloca em foco novos temas e novas escalas de análise do território, como a local e a regional, que simultâneos à escala da união de países em blocos, acabam por abrir possibilidades de estruturas de governança multinível, ou por impor redefinições de papéis aos Estados nacionais. O objetivo deste artigo é mostrar que a recomposição das escalas dos fenômenos globais, regionais e locais definem recortes significativos para o papel do Estado e a governança das políticas territoriais, enquanto crescem os desafios da cooperação e da coordenação entre organizações e instituições. Reiteramos aqui a pertinência das contribuições da geografia política e da economia política, que analisam, cada qual a seu modo, como os fenômenos políticos e as formas institucionais se territorializam e recortam espaços significativos de governança das relações sociais, dos seus interesses, compromissos, conflitos, controle, dominação e poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elson Luciano Silva Pires, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

Silva Pires, E. L. (2015). A recomposição das escalas de governança, Estado e desenvolvimento territorial no Brasil. GeoTextos, 11(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i1.12816

Edição

Seção

Artigos