Medo constante e crescente: experiências de cuidado e ensino de enfermeiras durante a pandemia de COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v10i1.45577

Resumo

RESUMO: Objetivo: Compartilhar a experiência de cuidado e ensino de enfermeiras durante a pandemia de COVID-19. Método: Relato de experiência, envolvendo enfermeiras do estado da Bahia, durante a pandemia de COVID-19. Resultados: Foram construídas três categorias: Medo constante e que aumentava; Alterações no cotidiano: implicações para a vida, atividades laborais e acadêmicas; e Repercussões para a saúde. As enfermeiras experienciaram o medo da contaminação e morte, de si próprias e de seus familiares, além de repercussões na saúde como ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade, tristeza, isolamento, incertezas e dúvidas em relação ao futuro. Outrossim, as atividades acadêmicas remotas também contribuíram na sobrecarga das funções acadêmicas e laborais das enfermeiras. Conclusão: A pandemia impôs novos ritmos e modos de organização do trabalho de cuidado e de ensino que exigiu das instituições de saúde e de profissionais, rápidas respostas a questões por vezes atendidas precariamente; a sobrecarga de trabalho, o medo de se contaminar e contaminar familiares teve um grande impacto na saúde das trabalhadoras de enfermagem, levando ao adoecimento físico e mental.

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Biografia do Autor

Ueigla Batista da Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Cândido Mendes, Enfermeiro plantonista e coordenador de Enfermagem na linha de frente no PA/COVID REGIONAL (Hospital municipal de Irecê)

Eliene Almeida Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da UFBA, Professora substituta da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim

Flávia Karine Leal Lacerda, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia. doutoranda na linha de cuidado à saúde das mulheres, relações de gênero e etnicorraciais no rograma de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da UFBA

Marcela Luz Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Especialista. Universidade Federal da Bahia.

Enilda Rosendo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, aposentada, Líder do grupo de pesquisa Saúde da Mulher, Enfermagem, Gênero, Raça e Etnia (GEM Raça Etnia), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem (GEM)

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

DA SILVA, U. B.; ALMEIDA SANTOS, E.; LEAL LACERDA, F. K.; LUZ SACRAMENTO, M.; ROSENDO DO NASCIMENTO, E. Medo constante e crescente: experiências de cuidado e ensino de enfermeiras durante a pandemia de COVID-19. Revista Feminismos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.9771/rf.v10i1.45577. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/45577. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

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Artigos