Medo constante e crescente: experiências de cuidado e ensino de enfermeiras durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v10i1.45577Abstract
RESUMO: Objetivo: Compartilhar a experiência de cuidado e ensino de enfermeiras durante a pandemia de COVID-19. Método: Relato de experiência, envolvendo enfermeiras do estado da Bahia, durante a pandemia de COVID-19. Resultados: Foram construídas três categorias: Medo constante e que aumentava; Alterações no cotidiano: implicações para a vida, atividades laborais e acadêmicas; e Repercussões para a saúde. As enfermeiras experienciaram o medo da contaminação e morte, de si próprias e de seus familiares, além de repercussões na saúde como ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade, tristeza, isolamento, incertezas e dúvidas em relação ao futuro. Outrossim, as atividades acadêmicas remotas também contribuíram na sobrecarga das funções acadêmicas e laborais das enfermeiras. Conclusão: A pandemia impôs novos ritmos e modos de organização do trabalho de cuidado e de ensino que exigiu das instituições de saúde e de profissionais, rápidas respostas a questões por vezes atendidas precariamente; a sobrecarga de trabalho, o medo de se contaminar e contaminar familiares teve um grande impacto na saúde das trabalhadoras de enfermagem, levando ao adoecimento físico e mental.
Downloads
References
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiência de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus. v.25, n.51, p.255-280, 2020. Disponível em: <https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565/302>. Acesso em: 24 Abr. 2020.
BITENCOURT, Silvana Maria; ANDRADE, Cristiane Batista. Trabalhadoras da saúde face à pandemia: por uma análise sociológica do trabalho de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3,pp. 1013-1022, 2021. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/csc/a/cmkVBgHrZpRCgVFjwgtmqJG/?lang=pt&format=pdf >. Acesso em: 27 Abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software Iramuteq. 2018. Disponível em: <http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018>.
FERNANDES, Leila Coelho. et al. New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia. Braz. J. Hea. Rev, v.3, n.6, p.19359-19367, 2020. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/22092/17643 >. Acesso em: 24 Abr. 2020.
FOGAÇA, Priscila Carvalho; AROSSI, Guilherme Anzilero; HIRDES, Alice. Impact of social isolation caused by the COVID-19 pandemic on the mental health of the general population: An integrative review. Research, Society and Development, v.10, n.4, e52010414411, 2021. Disponível em:<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14411>. Acesso em: 26 Abr. 2020.
KISSLER, Stephen M. et al. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, v. 368, n. 6493, p. 860-868, 2020. Disponível em: < https://science.sciencemag.org/content/368/6493/860/tab-pdf>. Acesso em: 24 Abr. 2020.
LIMA, Caroline de Souza. Saúde mental, uso de substâncias e religiosidade dos estudantes do curso de graduação em enfermagem frente a pandemia da COVID-19. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Graduação de Enfermagem. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
LIMA, Luciene César de; SOUSA, Léa Barbosa. Pandemia do Covid-19 e o Processo de Aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Id on Line Rev. Mult. Psic. v.15, n.54, p.813-835, 2021. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3017/4724 >. Acesso em: 28 Abr. 2020.
LUZ, Emanuelli Mancio Ferreira. et al. Repercussões da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3824/2426. Acesso em: Acesso em: 24 Abr. 2020.
MIRANDA, Fernanda Berchelli Girão. et al. Sofrimento psíquico entre os profissionais de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Scoping Review. Escola Anna Nery, v. 25, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ean/a/zDJ3GbRydMdVkhCR7P4xpxL/?lang=pt#. Acesso em: 24 Abr. 2020.
RESTREPO-MARTÍNEZ, Miguel. et at. Prevalencia y características clínicas de los síntomas depresivos y ansiosos de los trabajadores de una institución de salud en Medellín durante la pandemia por COVID-19. Revista Colombiana de Psiquiatría, 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7951886/#sec0080title>. Acesso em: 24 Abr. 2020.
SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira. et al. Trabalho de enfermagem na pandemia da Covid-19 e repercussões para a saúde mental dos trabalhadores. Rev Gaúcha Enferm. v. 42(esp):e20200225, 2021. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rgenf/a/MHPHGNFPtgYJgQzwyFQnZZr/?lang=pt>. Acesso em: 27 Abr. 2020.
SPINELLI, Antonio; PELLINO, Gianluca. COVID‐19 pandemic: perspectives on anun folding crisis. Br J Surg. v. 107, n. 7, p. 785–787, 2020. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7228411/pdf/bjs11627.pdf >. Acesso em: 20 Abr. 2021.
UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION]. COVID- 19 Educational disruption and response. Paris: Unesco, 30, 2020. Disponível em: <http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363>. Acesso em: 22 Abr. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.