Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Feminismos tem como objetivo divulgar estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos, sob a forma de artigos, traduções, ensaios, resenhas, entrevistas, dossiês temáticos e outras manifestações intelectuais que contribuam para o debate científico e para a produção de conhecimento na área, constituindo-se um canal de interlocução com as demandas e ações do feminismo nacional e internacional.

Diretrizes para Submissão

A Revista Feminismos somente receberá para análise artigos inéditos, resenhas, ensaios, traduções de textos e entrevistas elaborados por doutoras/es e mestras/es ou discentes formalmente vinculadas/os a programas de pós-graduação de Universidades brasileiras e estrangeiras, com  co-autoras/es com a titulação mínima de mestras/es. 

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. A Revista Feminismos não cobra taxa de processamento de artigos (APCs).

Como parte do processo de submissão, as/os autoras/es são obrigadas/os a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, a situação deve ser explicada às editoras.
  • A autoria principal do trabalho deve ter, no mínimo, mestrado completo.
  • O número máximo é de 4 (quatro) autoras/es por trabalho.
  • O texto  deverá cumprir os itens básicos: layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5cm; fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto título); margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras, quadros e tabelas estão inseridas no texto, e não ao final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes abaixo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Office Word (.docx).

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

  • A produção de discentes que já realizaram a defesa de sua dissertação ou tese também poderá ser enviada à submissão.
  • No caso das resenhas, é indicado o respeito do prazo máximo de dois anos de publicação para textos de fácil acesso e em português ou espanhol e de quatro  anos para os de difícil acesso e em outras línguas, tais como inglês, alemão e francês, sendo que, em ambos os casos, se faz necessária a elaboração de uma justificativa que ateste a importância da elaboração de uma resenha sobre tal título.
  • No que se refere às traduções, é imprescindível que sejam realizadas sobre texto não disponível em língua portuguesa ou espanhola, assim como esteja anexada a autorização da/o autor/a e/ou editora, estando o/a tradutor/a ciente de que deve entregar seu trabalho totalmente revisado e corrigido, dado que a revista não executará qualquer tipo de revisão final em traduções.
  •  

Formatação

  1. a)Os artigos científicos e ensaios deverão conter, preferencialmente, entre 15 e 25 páginas (excluídas as referências) enquanto as resenhas ao redor de 5 a 8 páginas, devendo estar incluídas eventuais figuras, quadros e tabelas. A formatação básica, tanto de artigos quanto de resenhas, deve ser: sistema word (não pode ser pdf)  layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; fonte Times New Roman tamanho 12; margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm. 
  2. b) Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas da autorização da/o titular dos direitos autorais, quando for o caso. Os dados do/a tradutor/a devem seguir a formatação proposta para artigos. A autoria da tradução poderá criar um título para a mesma. Nesse caso, as referências completas da obra traduzida devem aparecer abaixo desse título. Também serão aceitas traduções cujo título seja a própria referência da obra traduzida. Indicar o ISSN (International Standard Serial Number) ou ISBN (International Standard Book Number). As traduções deverão ter entre 20 e 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos e tabelas. A Equipe Editorial deverá ser consultada caso haja interesse em submeter trabalhos maiores do que esse padrão.
  3. c)Todos os conteúdos enviados (somente em forma digital) deverão ser elaborados nos editores de texto Microsoft Office Word (.docx) e submetidos via plataforma por meio de seu cadastro como autor/a;
  4. d)Não serão aceitas resenhas de obras de fácil acesso em línguas neo-latinas com mais de três anos de sua primeira publicação e, no caso das de difícil acesso e em outros idiomas, o prazo é de quatro anos;
  5. e)Os artigos científicos deverão estar acompanhados de um título de, no máximo, 23 palavras e resumo de, no máximo, 250 palavras, além da indicação de 3 a 5 palavras-chave. Exige-se também resumos e palavras-chave na língua inglesa (abstractkeywords), valendo-se dos mesmos critérios;
  6. f)Devem ser evitadas notas de rodapé em número excessivo;
  7. g)Respeitando o modelo Autora/Data e constando no corpo do texto, as citações devem obedecer aos seguintes critérios: i) citações indiretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação; citações diretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + página; obras de um mesmo autor, porém de anos diferentes, devem ser diferenciadas com uma letra minúscula, partindo de “a”, ou seja: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + letra minúscula “a”, “b”, “c”, etc.;
  8. h)A bibliografia utilizada deve ser disposta em ordem alfabética no final do trabalho, conforme os modelos e exemplos abaixo:
  • Livros: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as). Título da obra em negrito: edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: WEBER, Max. Economia e Sociedade. 3. ed. Brasília: UnB, 1994.
  • Coletâneas: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as). Título do capítulo. In: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as) nome do(s)/a(as) organizador(es)/as abreviado. Título da obra em negrito: subtítulo. edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Márcia de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed Fundação Getúlio Vargas, 1996.
  • Artigos publicados em periódicos: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as). Título do artigo. Nome do periódico de publicação do artigo em negrito, local de publicação, volume e número do periódico em que consta o artigo, ano de publicação. Exemplo: MÉLO, José Luiz Bica. Fronteiras: da linha imaginária ao campo de conflitos. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 6, nº 11, jan/jun 2004.
  • Teses e Dissertações: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as). Título da tese ou da dissertação em negrito. Grau acadêmico. Nome da instituição acadêmica. Local, data. Exemplo: SANTOS, Tânia Steren. Carreira profissional e gênero: trajetória de homens e mulheres no contexto da feminização da medicina. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002.
  • Rede mundial (internet) e demais publicações em meios eletrônicos: Sobrenome do/da(s) autor(es)/(as) em maiúsculas, nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/(as).  Título. Produtor do conteúdo em negrito, volume, número da edição, ano. Disponível em: (<url>). Data em que o conteúdo foi acessado no formato dia/mês/ano. Exemplo: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Estado. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 81, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n81/a06n81.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2010.

Declaração de Direito Autoral

Em caso de aprovação do artigo, as/os autoras/es cedem automaticamente seus direitos de autoria à Revista Feminismos, a qual passa a deter a posse dos direitos referentes aos trabalhos publicados, mantendo o/a autor/a, contudo, os direitos morais sobre os mesmos, a exemplo de sua identificação como autor/a sempre que houver publicação de seu texto. Também é possível, desde que formalmente solicitado, obter a autorização para publicar o trabalho em forma de capitulo de livro, somente exigindo-se que a publicação obedeça os dados iniciais de publicação no periódico. As autorias podem, ainda, copiar e distribuir livremente seu texto em meio eletrônico, sendo sua revenda vedada.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Feminismos trabalha com sistema de avaliação duplo cego, em que os artigos às/aos avaliadoras/avaliadores são enviados sem informação de autoria, da mesma forma que autoras/autores não sabem quem faz as avaliações.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Corpo Editorial da revista: Editoria (editora e editora executiva), Equipe Editorial (inclui os editores da revista ); Conselho Editorial (constituído por pesquisadores líderes em suas áreas no Brasil e no exterior, com a função de assessorar a editoria e o comitê editorial) e Conselho Consultivo (formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeiros de reconhecida expertise, é responsável por apoiar os editores na tomada de decisão sobre os artigos recebidos, contribuindo assim para a qualidade e o controle científico da revista).

Os artigos recebidos passam por um triplo filtro de avaliação: o primeiro filtro, realizado pela Editoria, é de caráter estritamente formal e avalia se o texto segue as normas editoriais e de apresentação e se a autoria se adequa às especificações quanto à titulação mínima (Mestrado). O segundo filtro, realizado pela Editora, com apoio do Equipe Editorial e do Conselho Editorial, decide se o artigo se adequa ou não ao escopo da Revista Feminismos. Em caso negativo, elabora uma carta explicando os motivos da rejeição. Em caso positivo, indica nomes de avaliadores ad hoc, sempre doutores e com reconhecida expertise no tema. Finalmente, o terceiro filtro é feito pelo Conselho Consultivo que, a partir de avaliações sempre anônimas (para autores e pareceristas), auxilia a Editora na tomada da decisão final, comunicada mediante uma carta decisória.

A carta decisória enviada pela editoria pode: i) aceitar o artigo para publicação, sem ou com alterações; ii) sugerir que o texto seja reapresentado para avaliação, sempre que feitas revisões substantivas; ou iii) sugerir encaminhamento para outro periódico; iv) negar a publicação.

Corpo Editorial

 Equipe Editorial

 Ângela Maria Freire de Lima e Souza

Cecília Maria Bacellar Sardenberg (Editora)

Maíse Zucco

Maíra Kubik Mano

Márcia Santana Tavares 

Teresa Sacchet

 

Conselho Editorial (PPGNEIM/UFBA)

 

Alda Britto da Motta .

Ana Alice Alcantara Costa (in memorian)

Angela Maria Freire de Lima e Souza

Cecília Maria Bacellar Sardenberg

Clarice Costa Pinheiro

Iracema Brandão Guimarães

Ívia Iracema Duarte Alves.

Iole Vanin

Josimara Delgado

Lina Maria Brandão de Aras

Lindinalva Silva  Oliveira Rubim

Maíra Kubik Mano

Maíse Zucco

Maria Gabriela Hita

Márcia dos Santos Macêdo

Márcia Santana Tavares

Nancy Vieira Lima

Sílvia Lúcia Ferreira

Teresa Sacchet

 

Conselho Consultivo Nacional

 

Benedito Medrado – UFPE

Carmen Susana Tornquist – UDESC

Claudia J. de Lima Costa- UFSC

Constância Lima Duarte – UFMG

Gema Galgani Esmeraldo – NEGIF/UFCe

Joana Maria Pedro– Ist/UFSC

Jorge Lyra – Instituto Papai/UFPE

Jussara Reis Prá – NIEM/UFRGS

Lourdes Maria Bandeira – UNB/SPM (in memorian)

Luzia Miranda Álvares – NEPEM/UFPa

Luzinete Simões Minella – UFSC

Magda Neves – PUC-Minas Gerais

Marcos Nascimento - Fiocruz

Rita Segato – UNB

Silvia Cristina Yannoulas – UNB

Tania N. Swain – Revista Labrys/UNB

 

 

Conselho Consultivo Internacional

 

Andrea Cornwall – SOAS/University of London

Anne-Marie Goetz, UN-WOMEN, New York

Charmaine Pereira – Initiative for Women’s Studies - Nigeria

Concepcion Fernandez Villanueva _ Universidad Complutense de Madrid, Espanha

Hania Sholkamy – American University in Cairo – Egito

Islah Jad – University of Palestine - Palestina

Kia Caldwell – Univ. North Carolina – Estados Unidos

Maheen Sultan – Brac University - Bangladesh

Maria Cecília MacDowell dos Santos – USF – University of San Francisco, Estados Unidos

Mariz Tadros – Institute of Development Studies – IDS – Inglaterra

Mary Goldsmith – UAM-Xochimilco

Martha Patricia Martha Patricia Castañeda Salgado - CEIICH-UNAM/Mexico

Maxine Molyneux – University of London, Inglaterra

Millie Thayer – University of Massachusetts, Amherst, Estados Unidos

Mayte Gallego – Universidad Autonoma de Madrid, Espanha

Montserrat Sagot – Universidad de Costa Rica, Costa Rica

Monica Tarducci – UBA- Argentina

Naila Kabeer – School of Oriental and African Studies (SOAS), Univ. of London - Inglaterra

Norma Vassalo – Universidad de Santiago de Cuba, Cuba

Rebecca Reichmann-Tavares, UN-WOMEN, ConeSul

Sarah Hautzinger – Colorado College, Estados Unidos

Sonia Alvarez –  University of California – Santa Cruz, Estados Unidos

Susana Rostagnol -  Universidad de la Republica, Uruguai

Takyiwa Manuh – University of Ghana, Gana

Teresa Joaquim – Universidade Aberta de Lisboa, Portugal

Virginia Ferreira – Universidade de Coimbra, Portugal

 

 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

Directory of Open Access Journals - DOAJ: https://doaj.org/toc/2d497a0b108b43e49377f98caecf5e0e

Sponsors

Propg/UFBa (Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação- Projeto Consolidar)

Histórico do periódico

Equipe Editorial

Ângela Maria Freire de Lima e Souza

Cecilia Maria Bacellar Sardenberg

Maíra Kubik Mano

Maíse Zucco

Márcia Santana Tavares

Teresa Sacchet